Como Exu protege?

Perguntado por: tsalgueiro6 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Mas mesmo que ambos não sejam a mesma entidade, eles possuem a mesma função: defender a porteira dos terreiros e das casas dos médiuns. Só que o Exu na Umbanda quando convocados, são para proteger a Casa e fazer o despache de espíritos zombeteiros e eguns.

Exu na Umbanda
Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro dia do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.

Por ser o Orixá mais próximo aos nossos sentimentos, Exu está associado ao impulso e a sexualidade. Por ser o mensageiro, ele pode interceder por nós perante aos Orixás, e pode nos ajudar nos problemas diários como, o diálogo, a negociação, a travessia de limites e fronteiras e as desavenças.

Exu tem um aspecto benfazejo e é por causa de suas qualidades aparentemente opostas que ele cumpre a função de manter a ordem e criar novas ordenações no mundo fazendo, assim, com que a vida possa ser mais bem-vivida nesse mundo.

Observar sonhos: Os sonhos também podem trazer mensagens e revelações de seu exu guardião. Observe os sonhos que tenha e tente identificar sinais que possam estar relacionados à entidade. Consulta com o pai de santo: O pai de santo é capaz de identificar o exu guardião de uma pessoa através de um jogo de búzios.

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina. Conheça melhor a história deste Orixá!

A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Livra-nos de tudo aquilo que nos afasta de Nosso Criador , e afaste de nós o Mal. E se merecedores formos, que tenhamos paz e prosperidade, para conduzirmos nosso fardo nessa encarnação de maneira mais amena, com ausência de nossos abismos e negativismos, sobre Tua Guarda e Proteção. Amém.”

as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.