O que o Budismo fala sobre reencarnação?

Perguntado por: oximenes7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Para os budistas, a existência não acaba com a morte. Quando uma pessoa morre, renasce em outro ser vivo. Ao morrer, a mente se desprende do corpo físico e renascerá em outro corpo.

"Quando a parte física morre, então os sentidos são retirados da mente, os ares vitais são retirados, até que apenas a parte do corpo sutil que vai reencarnar permaneça." O intelecto, junto com o reservatório cármico, a citta, é o que migrará para outro corpo.

A reencarnação é uma das crenças centrais do budismo. Nesta fé, as ações tomadas durante a vida determinam como a sua alma vai retornar, se estará mais próxima ou mais distante da ascenção. Cada vida é apenas um ciclo por meio do qual a alma aprende, cresce e se torna mais evoluída.

Os budistas têm vários rituais funerários. Um deles é o powa (transferência de consciência), quando toda prece feita com intenção de ajudar o morto é válida e traz benefícios. Não há luto: Há apenas preces e dedicação dos pensamentos positivos à pessoa que morreu.

5. De fato, para o Budismo o Universo sempre existiu e sempre existirá, pois a teoria búdica nos afirma a possibilidade de um Passado sem Início, em virtude da Gênese Condicionada, ou seja, todos os fenômenos precisam de condições para se manifestar (YÜN, 2001, p. 37-39).

Na concepção do budismo tibetano, o Dalai Lama é considerado um tulku, isto é, um lama que escolheu reencarnar, formando uma linhagem de bodisatva, isto é, o ser iluminado que busca alcançar o status de Buda a fim de promover grandes benefícios para os seres vivos.

Essencialmente no budismo não há o conceito de alma, e não há o conceito de reencarnação.

O Reconhecimento do Divino: Compreensão do Não-Teísmo Budista. O Budismo, de forma geral, é uma religião que não possui em seu imaginário religioso o conceito de monoteísmo, sendo, por causa disso, equivocadamente interpretado pelos estudiosos ocidentais como uma crença ateísta.

Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. Nirvana é o estado mais alto da meditação. Segundo Buda, é quando o indivíduo encontra a paz e a tranquilidade, cessando as oscilações dos pensamentos e das emoções, se livrando do sofrimento do mundo físico.

Entre as mudanças tardias no corpo humano após a morte, o NCBI menciona a autólise, uma atividade de “autodestruição” na qual as enzimas fazem a decomposição de células e de tecidos do corpo humano. Há também a putrefação, nome dado à decomposição do corpo por ação de microorganismos.

Como as religiões apresentam uma ampla influência sobre a humanidade, o Budismo evidencia ensinamentos e respeito com a natureza e todas as formas de vida, acreditando que são nos lugares repletos pela natureza que o coração do homem se acalma e que a mente fica tranquila, uma vez que o ambiente e o ser humano são ...

No hinduísmo, a morte é uma passagem para uma nova dimensão. Dependendo da evolução que teve, a alma poderá passar por um período no loka, o que é o paraíso para os hindus. Após esse período, a alma reencarnará. Mas antes da reencarnação, a alma conhecerá seu destino para saber quais desafios terá que superar.

Essa tradição foi incorporada ao budismo, por considerar a chegada da pessoa à Nirvana, ou seja, a sua transformação em Buda.

Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas.

Buda Gordo refere-se à Hotei enquanto sua aparência magra encarna Siddhartha Gautama. É preciso compreender que Buda não é uma única figura, o título configura a natureza iluminada do ser e é por isso que Hotei (ou Budai), um dos Sete Deuses da Sorte, também é chamado de Buda Gordo ou Buda Sorridente.

Fundamento da moralidade budista e ponto de partida para o verdadeiro crescimento do ser humano, os Cinco Preceitos são:

  • Não matar.
  • Não roubar.
  • Não mentir.
  • Não ter má conduta sexual.
  • Não se entorpecer com álcool ou drogas.