Qual o significado dos 6 Budas?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ótica e relojoaria NaVisão - Significado dos 6 Buda sorridentes: Felicidade, Fortuna, Paz, Riqueza, Prosperidade e Proteção.

Trio Budas - Cego, Surdo e Mudo
Trio de Budas - Surdo, Mudo e Cego em Resina: O significado dos três sábios vem do provérbio japonês, segundo o qual não se deve ouvir o mal, falar o mal ou ver o mal. Essas esculturas trazem boas energias para sua casa, sendo uma ótima opção de decoração e proteção.

As escrituras budistas tradicionais mencionam pelo menos 24 budas que surgiram no passado, em épocas diferentes.

É bom ter Buda no quarto? ... Budas na decoração simbolizam, mesmo para os não praticantes do budismo, a busca incessante pela paz interior, ... A imagem de buda pode ajudar a trazer a paz, calma, prosperidade, plenitude positividade e espiritualidade para dentro da sua casa.

O Buda dourado é ligado à riqueza e à prosperidade. Hoje na decoração usa-se muito as imagens de Buda. Além de lindas e decorativas, acredita-se também que trazem sorte. Cada imagem de Buda possui uma posição diferente, que são chamados Mudras.

Esses mensageiros divinos eram representados pela seguinte ordem: Kikazaru, o macaco surdo, era quem observava todas as pessoas que cometiam más ações. Mais tarde, ele as repassava ao macaco cego através da fala. Enquanto isso, Mizaru, o macaco cego, transmitia as mensagens do macaco surdo para o macaco mudo, Iwazaru.

Assim fazem os Budas cego, surdo e mudo - originalmente figurados como os macacos Mizaru, Kikazaru e Iwazru do Santuário Toshogu, no Japão.

É uma forma de lembrar que, se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia.

O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

Seus nomes são mizaru (o que cobre os olhos), kikazaru (o que tapa os ouvidos) e iwazaru (o que tapa a boca), que é traduzido como não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal. Existem vários significados atribuídos aos macacos e ao provérbio que incluem associações com estar de boa mente, fala e ação.