Qual é o nome do discípulo amado de Jesus?

Perguntado por: iornelas3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O discípulo amado provavelmente foi João, um dos 12 apóstolos. O discípulo amado é o autor do quarto evangelho, atribuído a João.

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.

João entrou para a história como o Discípulo Amado, isto porque ele assim se autodenominava. João, embora fosse o mais quando da escolha dos Doze, tornou-se também o único a não sofrer martírio, tendo morrido de velhice na cidade de Éfeso.

“São Pedro se chamava Simão, e Pedro foi um nome dado por Jesus para significar a fortaleza da pedra, sobre a qual Jesus ergueu sua igreja. Um dos símbolos de Pedro é a chave que traz consigo, que representa a chave do Reino de Deus”, afirma Haas.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

Judas

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.

Tiago, o Justo

Tiago, o Justo, era o líder do movimento cristão em Jerusalém nas décadas seguintes à morte de Jesus, embora informação sobre a sua vida seja escassa e ambígua. Diversas fontes primitivas citam-no como sendo irmão de Jesus.

Os evangelhos citam várias mulheres que seguiram e ajudaram Jesus, incluindo Maria, Joana e Suzana.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo. Escapou miraculosamente. Então foi exilado na Ilha de Patmos, no Mar Egeu, que era um lugar de banimento de pessoas. Ele morreu em Éfeso no ano 203, com 94 anos.