Qual é o lugar sagrado do budismo?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Mahabodhi

O Mahabodhi é um templo budista famoso no mundo. Considerado Patrimônio Mundial da Unesco, o local é uma verdadeira relíquia e deve estar no seu roteiro de viagem pela Índia.

Lumbini

Diferentes crenças. Mas além de ser um importante local de peregrinação para os budistas, Lumbini também atrai milhares de pessoas de diferentes origens e crenças.

Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões. Páli é a língua na qual foram escritos os ensinamentos do Buda.

O budismo desenvolve-se na Índia a partir do século VI a.C. com Sidhartha Gautama, o Buda histórico, o qual, apesar da vida de luxo e ostentação conservava uma insatisfação interior.

A flor do lótus

A flor do lótus. É um símbolo não só do budismo mas de todo o oriente. Simboliza a pureza espiritual, que não é maculada pelo cotidiano, assim como as flores de lótus não se mancham com o lodo sobre o qual crescem.

O Dalai Lama está na sua 14ª reencarnação, e o atual é conhecido pelo nome religioso de Tenzin Gyatso ou então Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso. O nome original de Tenzin Gyatso é Lhamo Thondup, e ele nasceu em Taktser, no Tibete, em 6 de julho de 1935.

É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.

Os principais ensinamentos do budismo

  • A insatisfação existe (Nobre Verdade do Sofrimento)
  • Há causas que geram a insatisfação (Nobre Verdade da Causa do Sofrimento)
  • A insatisfação pode ser resolvida (A Verdade da Extinção do Sofrimento)
  • O caminho Óctuplo de Buda - a solução prática para a insatisfação.

Esses mensageiros divinos eram representados pela seguinte ordem: Kikazaru, o macaco surdo, era quem observava todas as pessoas que cometiam más ações. Mais tarde, ele as repassava ao macaco cego através da fala. Enquanto isso, Mizaru, o macaco cego, transmitia as mensagens do macaco surdo para o macaco mudo, Iwazaru.

Siddhartha Gautama

Buda, que em hindu quer dizer “Iluminado”, foi o nome dado a Siddhartha Gautama, líder religioso que viveu na Índia, cuja bondade e sabedoria lhe valeram esse título. É considerado pelos budistas o “Supremo Buda”, o fundador do budismo.

O objetivo do budismo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.