Quem alimenta Exu?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

irmão de Ogum, Xangô e Oxóssi.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Alimentar ??? pode ser um caminho certeiro para que você consiga uma boa oportunidade profissional! Você vai misturar a farinha de mandioca com a cachaça! Enquanto mexe você vai pedir para ??? ?????? ??? ??? ????? o trabalho que tanto deseja e mais visibilidade na área que atua. O espiral simboliza os nossos caminhos.

Onde Exú coloca. as mãos, a maldade não coloca os pés! Vai Exú por esse mundo sem fim ️

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Exú queria comer. "Doravante, para que Exú não provoque mais catástrofes, sempre que fizerem oferendas aos Orixás deverão em primeiro lugar servir comida a ele."

Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim.

Esses Exus não incorporam e atuam de forma mais sutil em relação aos outros. Nos médiuns agem por meio da relação que o médium matem com o seu Exu de incorporação e nos não médiuns atuam por meio das pessoas que fazem parte do ciclo social da encarnação dela (por isso ele correlaciona-se com o Orixá de frente).

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina.

Nesse sentido, quando Exu come e vomita os seres, infunde neles a centelha divina de que ele é fruto, os anima com a força dinâmica dos princípios universais, a força divina primordial. Dito de outro modo, no "presente reminiscente" está o "passado anacrônico".

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Exu tem que tomar uísque, tem que tomar espumante.

Exu na Umbanda
Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro dia do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.

O Exu Mirim adora oferenda com doces e brinquedos, mas você também pode levar guaraná, morango, romã, maçã, cereja, acerola, pêssego, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga. Ele gosta de sabores cítricos e dá preferência ao álcool como bebida.