Qual a diferença entre o Budismo e cristianismo?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Budismo centra todos os esforços espirituais no esforço humano, enquanto no Cristianismo é enfatizada a fé como suficiente para a graça Divina.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

Os dois não fundaram religiões; propuseram uma via espiritual centrada no amor, na compaixão e na justiça, capaz de nos conduzir ao que todo ser humano mais almeja: a felicidade.

O Buda não é venerado como um deus, mas um símbolo de força, resiliência e paz. Queremos que hoje você conheça um pouco mais sobre o homem que originou essa filosofia e verá que aquela “imagem de homem gordinho” embaixo de uma árvore também é uma interpretação Budista.

A doutrina budista é dividida em duas escolas budistas principais: Theravada, a escola budista tradicional e mais antiga, e Mahayana, criada por leigos e pessoas comuns e da qual faz parte o Budismo Tibetano, o Zen, o Budismo Terra Pura, entre outras linhas.

A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. O Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.

O Reconhecimento do Divino: Compreensão do Não-Teísmo Budista. O Budismo, de forma geral, é uma religião que não possui em seu imaginário religioso o conceito de monoteísmo, sendo, por causa disso, equivocadamente interpretado pelos estudiosos ocidentais como uma crença ateísta.

O Budismo é uma religião extremamente tolerante. O escritor argentino Jorge Luís Borges afirmou, com muita graça, que um católico não pode ser budista, um luterano não pode ser budista, um muçulmano não pode ser budista, mas um budista pode ser católico, luterano ou muçulmano.

É essa a principal filosofia que baseia o Budismo, quarta maior religião do mundo e que surgiu na Índia há cerca de 2,5 mil anos. Baseada nos ensinamentos de Siddhārtha Gautama, é uma religião não teísta, ou seja, não inclui a ideia de uma deidade — um ou vários deuses.

O Budismo não fala de Deus. Os budistas acreditam, em sua maioria, no samsara. Este, por sua vez, é regido pelas leis do carma: a boa conduta produzirá bom carma e a má alma produzirá carma maléfico. Assim como os hindus, os budistas interpretam o samsara não esclarecido como um estado de sofrimento.

Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões.