Para quem os Exus trabalham?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

São espíritos que trabalham na vibração dos orixás e vêm à terra para orientas e ajudar, como caboclos, pretos velhos e crianças. Tanto o Esu Orixá (no candomblé e batuque do Sul), divindade, ou Exu catiço (umbanda e quimbanda), espírito que busca a evolução, buscam abrir os caminhos de todos, rumo à evolução.

Exu na Umbanda
Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro dia do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.

O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas como fazem os Exus de Umbanda, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos exus da casa e dos filhos de santo que ...

Nesse sentido, passam a conviver, no âmbito dos credos afro-brasileiros, o Exu-Orixá (cultuado pelo candomblé) e o Exu-Egum (reverenciado pela umbanda).

A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.

Conheça mais sobre sua história, arquétipo e simbologia! Exú e Pomba Gira são Orixás que protegem. Regem a comunicação, poder pessoal e dádivas.

"É dividido por nações, como cabinda, jeje, nagô, ijexá, oyó, entre outras", diz Marcelo. "Aqui chamamos o orixá Exu de orixá Bará, por exemplo."

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Saiba mais sobre Exu Caveira. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

Amante de diversos tipos de comida, as suas favoritas remetem ao Nordeste, sua região de origem. Por isso, oferendas com farofa, linguiça, sardinha, abóbora e outros alimentos sempre são muito bem-vindas. Além disso, por causa de seu lado boêmio, uma cerveja bem gelada cai muito bem e agrada bastante a entidade.