Qual é o papel do Espírito Santo na Bíblia?

Perguntado por: dvilela8 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 19 votos

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais.

No Evangelho de João, Jesus nos apresenta o Paracleto (ou Paráclito), o Espírito, que é pessoal, íntimo e vivificante. O Paracleto descrito por Jesus deveria ser alguém a quem todos os cristãos deveriam ansiar conhecer. Na verdade, nós o conhecemos. Esse Espírito não é estranho para nós.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Psicologia. Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.

O Espírito Santo pode ajudá-lo a “saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5). Ele testifica do Pai Celestial e de Jesus Cristo, bem como de Seu papel divino, do amor de Deus e de todas as outras verdades eternas.

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.

Garante a salvação
O Espírito Santo entra em seu coração e lhe dá a segurança da salvação, através da fé. Ele lhe traz para Jesus e lhe dá o conforto de saber que seus pecados foram perdoados.

O Espírito Santo é um dos 27 estados brasileiros e se localiza na Região Sudeste do país. Consiste no quarto menor em extensão territorial, desconsiderando-se o Distrito Federal. Possui faixa litorânea de 400 km, e a maritimidade exerce grande influência no seu clima, que é predominantemente tropical úmido.

O Espírito Santo traz sentimentos de amor, paz e alegria (Gálatas 5:22-23) O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

Estas quatro palavras — “Recebe o Espírito Santo” — não são uma afirmação passiva, mas sim, uma injunção do sacerdócio — uma admoestação autorizada para agir, e não simplesmente para receber a ação.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

25 Mas, se esperamos o que não vemos, esperamo-lo com paciência. 26 E da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas afraquezas; porque não sabemos o que havemos de bpedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com cgemidos inexprimíveis.

Aqui estão algumas atividades para ajudá-lo a reconhecer Sua voz e confiar nela.

  1. Lembre-se de que receber o Espírito Santo é uma escolha. ...
  2. Saiba que o Espírito pode falar com você todos os dias. ...
  3. Leia as entrelinhas. ...
  4. Procure saber como você sente o Espírito.

Tradicionalmente há um consenso na Igreja de “sete” dons do Espírito Santo. YOUCAT 310: “Os sete dons do Espírito Santo são a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, o conhecimento, a piedade e o temor de Deus.