Quem é quilombola tem direito de fazer faculdade de graça?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Programa – O Bolsa Permanência (PBP) é um programa do Governo Federal que concede auxílio financeiro e viabiliza a permanência no curso de graduação a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente a indígenas e quilombolas.

Em geral, é preciso enviar declaração de pertencimento emitida e assinada por autoridades quilombolas para participar do processo seletivo.

A porta de entrada para as famílias quilombolas acessarem vários benefícios, como o Bolsa família, o ProJovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou a tarifa Social de Energia Elétrica, é a inclusão no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

Quem tem direito de fazer faculdade de graça? Em relação às faculdades públicas, qualquer pessoa que atenda aos requisitos estabelecidos pelas universidades e pelo governo pode se candidatar a uma vaga.

O Ministério da Educação autorizou a reabertura de novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP) para 2023. O valor atual do benefício é de R$ 1.400, e é pago para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior.

Documentação em comum para todos os casos

  1. DOCUMENTAÇÃO MÍNIMA COMPROBATÓRIA DA CONDIÇÃO DE ESTUDANTE INDÍGENA E QUILOMBOLA. ...
  2. Declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

Documentação em comum para todos os casos

  1. Uma declaração onde o aluno auto define-se como quilombola.
  2. Uma declaração de sua comunidade informando que o aluno é quilombola pertencente a sua comunidade e assinada por 3 (três) lideranças da comunidade ligadas a associação da comunidade.
  3. Cópia do RG/CNH e CPF.

É a pessoa que, morando ou não em um quilombo, se identifica com a cultura quilombola. Ela pode estar matriculada em qualquer etapa da Educação Básica, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Universidades com cotas para quilombolas
Desse percentual, 25% são destinados às pessoas que além de terem cursado todo o Ensino Médio em escola pública, possuem renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.

Desde 2018, o CRAS vem desenvolvendo ações na comunidade quilombola, que visam o resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Oficinas temáticas de abayomi, turbantes, tranças e a realização de eventos são algumas das atividades proporcionadas.

Podem participar candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, integralmente em escolas da rede pública de ensino ou como bolsista integral de uma escola da rede particular, e tenham realizado a última prova do Enem nos últimos dois anos, neste caso, 2021 ou 2022.

Conheça 8 formas de fazer faculdade de graça ou pagando...

  1. BOLSA INTEGRAL.
  2. BOLSA SOCIAL.
  3. BOLSA ATLETA.
  4. SISU.
  5. PROUNI.
  6. FIES.
  7. EDUCA MAIS BRASIL.