Qual é a diferença entre as escolas quilombolas e as demais escolas?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 19 de julho de 2023
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O que diferencia uma escola quilombola de uma escola regular é o respeito à cultura e à história do local. Por causa disso, o projeto político pedagógico da escola precisa, além do núcleo comum, estar voltado para a realidade local.

A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. Já a educação escolar quilombola visa uma aproximação entre os saberes da comunidade e os curriculares.

A escola nas comunidades quilombolas é uma garantia de educação para estudantes da educação básica que residem em comunidades quilombolas. Para isso, as escolas quilombolas devem ser garantidas pelo poder público e organizadas com as comunidades e movimentos sociais.

Objetivo: Fortalecer os sistemas municipais, estaduais e do Distrito Federal de educação, envolvendo o apoio à coordenação local na melhoria de infraestrutura, formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos, visando à valorização e a afirmação dos valores étnico-raciais na ...

A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à espeficidade étnico-cultural de cada comunidade e formação especifica de eu quadro docente, observado os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios ...

Quais são os diferentes tipos de escola existentes no Brasil?

  • A escola tradicional. ...
  • A comportamentalista. ...
  • A construtivista. ...
  • A montessoriana. ...
  • A waldorfiniana. ...
  • A democrática. ...
  • A freiriana.

As demandas dos quilombolas nas audiências públicas evidenciaram a vivência destes numa sociedade comum partilhada, sendo suas principais reivindicações no campo da educação: acesso à tecnologia, formação profissional dos jovens e adultos e acesso ao ensino superior.

Os desafios são grandes, sendo necessário modificar a cultura escolar, que exclui a diversidade. Na representação quilombola, não é o passado que retorna. É o presente que faz aflorar a história e a ancestralidade dentro das experiências que levam à organização social.

Todos, de certa forma, mantêm um forte vínculo com a floresta. Já os indígenas, por exemplo, são povos tradicionais e costumam ser nomeados separadamente. Em sua maioria, vivem em grupos isolados pela floresta. Na história, os povos ribeirinhos e quilombolas foram para a floresta e região ou para trabalhar ou fugidos.

A Educação Escolar Quilombola deve ser ofertada por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades reconhecidas como quilombolas pelos órgãos públicos responsáveis e por escolas próximas aos territórios quilombolas e que recebem parte significativa dos seus estudantes.

A Educação Escolar Quilombola foi implantada a partir de discussões no campo educacional iniciadas na década de 1980, dotada de forte mobilização e visando à reconstrução da função social das escolas que atendem essas comunidades.

Destina-se ao atendimento educacional diferenciado das populações quilombolas rurais e urbanas e deve ser garantido pelo poder público e organizado em articulação com as comunidades quilombolas e os movimentos sociais. Por escola quilombola entende-se somente aquela localizada em território quilombola.

É a valorização da fala dos mais velhos, das comunidades tradicionais, de como cada quilombo se formou, a luta para conquistar a terra, as histórias folclóricas, como a do Menino d'Água, passadas de gerações em gerações.

Tradição e condições dos quilombolas
Em geral, música, dança e festas de várias influências, inclusive negras, são realizadas entre esse povo. Uma das danças e músicas tradicionais é o lundu, chamado também de "lundum", que foi introduzido no Brasil por meio de africanos trazidos de Angola e do Congo.

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

A estrutura física da escola pode variar muito: algumas são em prédios comercias, outras em universidades ou até em casas. Isso também influencia no número de salas e, consequentemente, no número de alunos que a escola pode receber. Essas diferenças também causam variações no preço do curso que a escola oferece.