Quem não fez o Enem pode se inscrever no ProUni?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

O processo foi criado em 2004, mas as dúvidas ainda são frequentes. Por isso decidimos explicar como funciona o ProUni, através de dúvidas enviadas pelos internautas. Posso inscrever no ProUni sem ter concluído o ensino médio ou sem ter o certificado do Enem? Não.

Apenas alunos que tenham realizado o exame em um período recente podem participar do processo seletivo do Prouni. Contudo, apenas participar do Enem não é o suficiente. Para que possa ter reais chances de concorrer a uma bolsa, o aluno precisa ter um desempenho mínimo, seguindo alguns requisitos.

Quem quiser se inscrever no Prouni também não pode ter diploma de ensino superior, com exceção de professores da rede pública, que também não precisam comprovar renda. Além disso, vale lembrar que os candidatos que fazem o Enem como treineiros não podem participar do Prouni.

Para garantir as bolsas integrais ou parciais do ProUni é preciso ter participado de pelo menos uma edição entre as duas últimas do Enem tendo um bom desempenho, já que é exigida a média mínima de 450 pontos.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROUNI
Ter obtido a nota mínima, estabelecida pelo MEC, de 450 pontos de média e não ter zerado na redação. Comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%.

De acordo com o edital, os candidatos que faltaram ao Enem por alguma das doenças infectocontagiosas listadas abaixo poderão solicitar a reaplicação da prova em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação na Página do Participante. Covid-19.

estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

A renda é o critério que diferencia o desconto parcial e o desconto integral. Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Para ter direito a bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), um dos requisitos é informar a renda familiar bruta mensal, seja para bolsa integral ou para bolsa parcial (50%).

Desvantagens do Prouni:
O candidato precisa comprovar baixa renda, ter tirado uma nota mínima no Enem e, ainda assim, a bolsa não está garantida, porque ele participará de um processo seletivo.

Para fazer parte da seleção com a nota de corte do Prouni, você necessita ter obtido, pelo menos, 450 pontos em todas as disciplinas da avaliação do Enem e não ter zerado a prova de redação. Contudo, 450 pontos pode não ser suficiente para ingressar na faculdade, a depender do curso escolhido.

A seleção do ProUni é feita a partir da nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conseguir a bolsa, é preciso ter obtido a pontuação mínima de 450, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de não ter zerado na redação do Enem.

A renda familiar no Prouni deve ser maior que um salário mínimo e meio e igual ou inferior a três salários mínimos. Nesse caso, a bolsa oferecida pelo programa é de 50% do valor da mensalidade do curso.

Depende da bolsa que você conseguir. Se conseguir a bolsa integral do ProUni, as mensalidades saem de graça. Se conseguir a parcial, o programa funciona apenas como uma bolsa de descontos. O aluno ainda terá que pagar o restante.

Encceja: prova que substitui o Enem para diploma do ensino médio e fundamental será em outubro.

NOVA DATA: Encceja: Prova que substitui o Enem para diploma do Ensino Médio e Fundamental será em outubro.