Quando a pessoa não tem renda como comprovar ProUni?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

Para comprovar os rendimentos vindos dessa atividade, basta apresentar:

  1. Declaração de imposto de renda de pessoa física;
  2. Extratos bancários dos últimos três meses;
  3. Contrato de locação registrado em cartório e comprovante de recebimento dos últimos três meses.

Ser pessoa com deficiência. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso. Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Uma das formas mais utilizadas pelos participantes é uma autodeclaração de ausência de renda registrada em cartório. Para isto é simples, basta pegar um modelo na internet, preencher com os dados da pessoa e levar até o cartório mais próximo para reconhecer a declaração de ausência de renda.

Onde tirar a declaração de baixa renda? Tirar comprovante presencialmente no posto de cadastramento, CRAS ou prefeitura. Procure o local responsável pelo Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil na sua cidade. Se não souber onde fica, vá até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa.

Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança.

Desvantagens do Prouni:
O candidato precisa comprovar baixa renda, ter tirado uma nota mínima no Enem e, ainda assim, a bolsa não está garantida, porque ele participará de um processo seletivo.

Quem tem renda acima de três salários mínimos; Quem não fez a última edição do Enem; Participantes do Enem com nota abaixo de 450 pontos; Estudantes de escola particular – a única exceção é para estudantes de escolas privadas que são bolsistas integrais.

ASSALARIADOS - Os três últimos holerites, ou os seis últimos holerites quando houver pagamento de comissão ou hora extra. AUTÔNOMOS - Decore com rendimentos dos últimos três meses e declaração de IR do ano vigente OU Contrato de prestação de serviços acompanhado dos comprovantes de recebimentos dos últimos seis meses.