O que é padrinho no PCC?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Para ingressar no PCC, a facção exige envolvimento anterior com o mundo do crime e a indicação de um “padrinho” integrante da organização que se responsabiliza pelas condutas do “afilhado”.

O Depen (Departamento Penitenciário) do Paraná não se manifestou sobre o assunto até o momento. O “batismo” é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário.

Como é a saída de um membro do PCC? No caso do PCC, segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), para sair, o integrante precisa fazer o pedido para a sua chefia, informando os motivos. Em caso de dívida, a mesma deve ser paga para deixar a facção.

22 “Irmãos” são os presos filiados (“batizados”) no PCC; “primos” são presos que, apesar de não perten (...)

foice

Quais são os símbolos do PCC? O Primeiro Comando da Capital popularizou, entre seus membros, a imagem clássica da morte, com capuz e rosto escondido. Mas, no lugar da foice, ela carrega um fuzil, símbolo de poder.

Traficante hábil, Padrinho cresceu rápido na hierarquia do crime e passou de um simples batedor – que acompanha o transporte de drogas pelas rodovias – a um dos mais poderosos e temidos narcotraficante do país, ganhando o respeito de organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), Comboio do Cão (CDC) ...

Com o tráfico de drogas como sua principal fonte de lucro, o PCC (Primeiro Comando da Capital) proíbe o uso abusivo de entorpecentes e o consumo das chamadas 'drogas proibidas' entre os 'irmãos' -- como a facção refere-se aos seus integrantes.

A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) possui um código de conduta com 45 regras, impostas às regiões que controla no Estado de São Paulo. Os moradores dessas áreas são obrigados a seguirem à risca as normas.

Inicialmente, o PCC não tinha uma atividade criminosa específica, e seus membros atuavam de forma independente em diversos crimes, pagando mensalidades para financiar a organização. Ao contrário de gangues convencionais, o PCC não recrutava membros por meio da violência, mas em situações excepcionais.

Cabuloso: Aquele que não deixa ninguém subjugá-lo, "entrar em sua mente". É aquele que, em suma, é senhor de si. Cunhada: Companheira do "irmão". Esticar o chiclete: Procedimento que objetiva o esclarecimentode situações.

O valor mensal varia de R$ 400 a R$ 600.

2. Tudo 3. No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.