Quantas vagas são para o ProUni?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

É possível conferir as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Nesta edição, segundo o Ministério da Educação (MEC), serão disponibilizadas mais de 276 mil bolsas, sendo 215.530 integrais (100%) e 61.036 parciais (50%).

O Ministério da Educação (MEC) liberou hoje, 26 de junho, o acesso à consulta das bolsas de estudo oferecidas no ProUni 2023/2. As inscrições para o programa começam amanhã.

estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

A lista de espera do ProUni roda muito e ainda existem boas chances de você ser selecionado para uma bolsa de estudos. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber para garantir a sua vaga.

Consegui bolsa de 50% pelo Prouni, posso tentar 100%?
No entanto, estudantes com bolsa de 50% podem se inscrever no Financiamento Estudantil (Fies) para cobrir a outra parte da mensalidade. Assim, você pode pagar os valores após concluir sua graduação.

Nesta edição, segundo o Ministério da Educação (MEC), serão disponibilizadas mais de 276 mil bolsas, sendo 215.530 integrais (100%) e 61.036 parciais (50%). + Que horas sai o resultado do Prouni 2023?

Lista de espera do ProUni
Ela comporta todas as vagas não preenchidas depois da primeira e segunda chamadas do ProUni e fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo. Aqui existe um detalhe em que todo participante deve ficar ligado: diferentemente da segunda chamada, a lista não é automática.

Desvantagens do Prouni:
O candidato precisa comprovar baixa renda, ter tirado uma nota mínima no Enem e, ainda assim, a bolsa não está garantida, porque ele participará de um processo seletivo.

Só que conseguir uma bolsa pelo ProUni não é tão fácil quanto se imagina. Existem, por exemplo, vários requisitos de participação. As bolsas são distribuídas de acordo com a renda, nem todo curso tem vaga disponível naquela edição e por aí vai. São muitas questões que pairam na cabeça dos futuros candidatos.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

Empreendedorismo: entre 500 e 605 pontos. Enfermagem: entre 565 e 710 pontos. Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos. Engenharia de Produção: entre 600 e 715 pontos.

Sim, o processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, com duas chamadas sucessivas. Assim, o candidato que não for pré-selecionado na primeira chamada terá chance na segunda chamada.

Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa. Consulte a data de divulgação dos resultados em Cronograma.

No Prouni, há casos de reprovação de candidatos. A perda do prazo ou a não comprovação das informações, por exemplo, faz com que o estudante seja reprovado automaticamente. Além disso, pode acontecer da documentação encaminhada à faculdade ser reprovada.