Qual a cor de um quilombola?

Perguntado por: vdantas7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Embora a maioria dos quilombolas seja de origem negra, poderão existir quilombolas que não se declarem negros, devido à miscigenação ocorrida ao longo dos anos.

De acordo com os termos do Decreto (Art. 2º), quilombolas são “os grupos étnico-raciais, segundo critérios de autodefinição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida”.

Ser quilombola é se sentir pertencente a uma determinada comunidade, é se identificar com os valores, costumes e também ter a ligação com o território, viver próximo de outros indivíduos que compartilham de um mesmo laço identitário.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

Quem pode utilizar este serviço? Estudantes de nível superior pertencentes a comunidades remanescentes de quilombos. Uma declaração onde o aluno auto define-se como quilombola.

Percebemos que a etnicidade dos moradores é balizada em dois referenciais, a identidade étnica, materializada na condição de ser negro e, consequentemente, a sua atribuição enquanto quilombola, que se adquire por meio da ancestralidade negra e as tradições referentes à comunidade, conforme será abordado a seguir.

Em 1888, quando a escravidão foi formalmente abolida no país, muitos cativos haviam fugido para áreas remotas e fundado suas próprias comunidades. Estes passaram a ser conhecidos como quilombos. Mas, no Brasil de hoje, a palavra passou a significar muito mais.

Além disso, no ano de 2003 foi elaborado o Decreto nº 4.887, que visa garantir, além da posse de terras, uma melhor qualidade de vida aos quilombolas. O documento dispõe sobre o direito desses povos em ter acesso a serviços essenciais como educação, saúde e saneamento.

Quilombolas são pessoas autodeclaradas e que têm identificação com a cultura e as tradições, além de relação territorial com as comunidades de quilombos. Esses espaços são símbolos da resistência contra a política escravocrata e, no Brasil, estão presentes em vários estados.

Quilombolas são habitantes de quilombos, um fenômeno típico das Américas.

O povo do quilombo é um povo alegre, que gosta de música e de dança. O canto está sempre presente em seu cotidiano e nas festas. Entre os quilombolas há um grande número de cantores e compositores, que relatam em suas músicas a vida, a luta e a esperança de seu povo.

Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo da história do Brasil e ao longo do século XVII chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares ficou conhecido por ser o maior quilombo da história brasileira.

Como era a vida nos Quilombos? O funcionamento dos quilombos considerava a tradição dos escravos fugidos que neles habitavam. Nessas comunidades, se realizavam atividades diversas como agricultura, extrativismo, criação de animais, exploração de minério e atividades mercantis.

Com a inclusão no Bolsa Família, a população quilombo- la, além da renda, tem garantido o acesso aos serviços de saúde e educação, que são exigências do programa.