Quem é o pai da ciência antiga?

Perguntado por: ncordoba . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 18 votos

Ao ler uma matéria da Ciência Hoje para as Crianças publicada em 2011 passei a concordar. O Pai da Ciência, sem qualquer dúvida foi Galileu Galilei. Galileu Galilei foi um físico e matemático nascido em Pisa e falecido em Florença, Itália, que viveu entre 1564 e 1642.

Considerado o pai da ciência moderna, Galileu Galilei realizou importantes contribuições para diversas áreas, como a Física e a Astronomia. Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas.

Galileu Galilei

Galileu Galilei (1564 — 1642) é o fundador da ciência moderna e o teórico do método científico e da autonomia da pesquisa científica.

Veja desde Aristóteles; Pitágoras; Leucipo e Demócrito; até Copérnico; Kepler; Galileu e Newton. Conheça as origens da ciência e a evolução para compreender como ela foi vista no decorrer da história. Confira o pensamento científico e a corrente do Negacionismo.

O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor.

A filosofia, desde os tempos mais antigos, é a mãe de todas as ciência. Foi através de filosofia que a visão fantasiosa grega começou seu fim. A filosofia legou ao pensamento da época uma nova forma de pensar a realidade, a realidade a partir de então passa a ser entendida através da razão.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

Outros pensadores como Francis Bacon, René Descartes e mesmo filósofos da ciência como Karl Popper, Thomas Kuhn, Paul Feyerabend, Gaston Bachelard demonstraram uma ciência mais reflexiva, mas humana e mesmo técnica.

O termo BIOLOGIA foi criado há cerca de 200 anos, sendo Jean-Baptiste Lamarck um dos primeiros cientistas a utilizá-lo. Também nesta época surgiu o conjunto de regras que orienta as pesquisa na área: os métodos científicos.

A inclusão de Madame Durocher (1809-1893), uma mulher do século XIX, no rol das pioneiras da ciência no Brasil, se deu pelo reconhecimento do seu talento obstétrico. Ela foi membro titular da Academia Nacional de Medicina e, durante cinco décadas, a única mulher admitida como membro da instituição [20].

Galileu Galilei (1564-1642)
Um dos mais importantes pensadores do Renascimento no âmbito do conhecimento científico, Galileu Galilei, é conhecido como o pai da ciência moderna por conta de seu papel como cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor.

Cientista, artista, mestre do Renascimento, Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 – Amboise, 2 de maio de 1519) abriu horizontes do conhecimento. Pesquisou e criou sem limites – de máquinas voadoras à anatomia humana. Estudou o céu e a terra. Dedicou-se às conexões entre a arte e as ciências da natureza.

A ciência antiga tinha como base o dogmatismo: era especulativa e partia de interpretações da Bíblia. Baseava-se na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. É o caso da teoria geocêntrica, ou seja, a teoria que postulava que a terra é o centro do universo.

Albert Einstein (1879 - 1955)

1. Albert Einstein (1879 - 1955) Todo mundo já ouviu falar do físico e matemático alemão Albert Einstein. Seu nome é sinônimo de genialidade e até hoje ele é considerado um dos maiores cientistas do mundo.