Como Tales ficou rico?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 20 votos

Com a chegada da safra prevista, os produtores foram obrigados a alugar de Tales as prensas a um custo bem mais alto. Com esse negócio, Tales angariou uma fortuna. Pode-se dizer até que foi um dos primeiros especuladores financeiros.

O grande mérito de Tales, na verdade, não foi a sua explicação aquática da realidade: foi o fato de que, pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.

Projeção gnomônica

Projeção Central ou Gnomônica é a projeção de uma esfera sobre um plano tangente a partir do seu centro. A projeção de gnomônica utiliza como superfície de projeção um plano tangente à superfície da Terra, no qual os pontos são projetados geometricamente, a partir do centro da Terra.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

Tales pensava que diversos deuses estavam nas coisas do mundo, dessa forma a natureza passa também a ser considerada como algo divino. O espírito do mundo é Deus e as coisas têm alma que penetra nelas através da umidade. É também através da umidade que o poder de Deus entra nas coisas e as movimenta.

Tales, ao trazer a Matemática para a Grécia, iniciou um modo de cultivo sistemático do conhecimento matemático, o que lhe proporcionou uma maior precisão para os estudos astronômicos e lhe permitiu formular o Teorema de Tales, cálculo que na época permitia descobrir a altura de uma pirâmide a partir do comprimento de ...

Tales é considerado o primeiro filósofo porque foi o primeiro a propor uma explicação racional e naturalista para a origem e funcionamento de todas as coisas.

Matemático e primeiro filósofo da Grécia Ocidental
De origem fenícia, nasceu em uma pequena colônia da Grécia, pertencente a região da Ásia Menor, atual Turquia. Fundador da Escola Jônica, Tales de Mileto considerava que a água era o elemento essencial que originava todas as coisas.

Para Tales o princípio de todas as coisas (arché) é a água, onde tem água tem umidade, onde tem umidade tem vida. Ele chega a afirmar ainda que a terra está sobre a água e por isso nela se tem vida.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.