O que e uma razão especial?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Refere-se à distribuição de habitantes em um determinada área, ou seja, é a média resultante da divisão entre a população absoluta (número total de habitantes) e a extensão territorial do local em questão (quilômetro quadrado).

Razão é dada pelo quociente entre dois números, ou seja, a divisão entre dois números, na qual devemos sempre respeitar a ordem de cada um. Ouça o texto abaixo! A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados.

Resumidamente, uma razão é uma divisão de valores, uma fração entre duas grandezas matemáticas. O resultado obtido é conhecido como a razão entre elas, como em: a razão entre 6 e 3 é 2, já que 6/3 =2.

Há três maneiras principais de representar uma razão entre dois números: fração, porcentagem e decimal. Veja sobre cada uma delas a seguir.

Existem algumas razões especiais muito utilizadas em nosso cotidiano, entre as quais: velocidade média, escala, densidade demográfica e densidade de um corpo.

Se o denominador for igual a 100, temos uma razão do tipo porcentagem, também chamada de razão centesimal. Além disso, nas razões, o coeficiente que está localizado acima é chamado de antecedente (A), enquanto o de baixo é chamado de consequente (B).

O que é Razão:
É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias. A palavra razão tem origem na palavra latina, “ratio” e na palavra grega “logos”, que significam reunir, juntar, medir, calcular, portanto, razão significa pensar, falar ordenadamente, com medida, com clareza e de modo compreensível.

Por um lado, a impulsividade carregada de sentimentos (emoção) e, por outro, a ponderação e uma melhor análise das consequências (razão).

Utilizamos razão e proporção inconscientemente no nosso cotidiano. Ao preparar uma receita de bolo, por exemplo, utilizamos certas medidas proporcionais entre os ingredientes; ao dividir o patrimônio de uma herança, utilizamos razão e proporção.

Existem quatro tipos de causas: a causa final, a causa eficiente, a causa formal e a causa material.

Os princípios da razão: identidade, não-contradição, terceiro excluído e razão suficiente. A Lógica assenta em três princípios fundamentais sem os quais não haveria pensamento possível.

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

A razão entre grandezas diferentes é a divisão entre as medidas dessas grandezas. Entre elas, estão velocidade média, consumo médio e densidade demográfica. Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, como distância, tempo, massa etc. Uma razão é uma divisão ou o resultado de uma.