Como se chama o estudo da Bíblia?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Esse estudo pode ser sistemático (ou dogmático) e se organiza por temas e em fatos teológicos, criando assim um sistema de estudos específicos. Já a Teologia bíblica estuda e analisa os textos a partir da arqueologia, da história e da geografia dos tempos bíblicos.

O trabalho de um teólogo envolve explorar e analisar as escrituras sagradas, como a Bíblia, o Alcorão, o Bhagavad Gita, entre outros textos religiosos, com o objetivo de examinar a natureza de Deus, a natureza humana, a moralidade, a espiritualidade e outras questões relacionadas à fé.

A Bíblia é livro para ser lido, decorado em partes, meditado, observado, obedecido e vivido. Nela estão expressas não só as leis de Deus mas uma manifestação de vida nova, com qualidade e dimensões totalmente diferentes para aqueles e aquelas que encontram em suas páginas o Salvador e a atuação de seu divino Espírito.

Existem duas grandes abordagens para os estudos bíblicos que enxergam a Bíblia em suas duas naturezas, divina e humana. Para os eruditos cristãos, a Bíblia é um livro humano por ter sido escrita por homens, mas é também um livro divino por ter sido inspirada por Deus.

Dentre os principais temas estudados na teontologia, podemos citar: A existência de Deus. O relacionamento de Deus com o mundo criado (imanência e transcendência de Deus). O conhecimento de Deus.

A Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões relacionadas ao conhecimento de divindade e das tradições religiosas e seus contextos históricos. É um estudo científico da relação entre homem e religião, além do seu impacto na sociedade como um todo.

Exegese é uma análise, interpretação ou explicação detalhada e cuidadosa de uma obra, um texto, uma palavra ou expressão. Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego exégésis, que significa “interpretação”, “tradução” ou “levar para fora (expor) os fatos”.

O termo bibliologia tem diversas definições, todas relacionadas com o estudo da composição dos livros. Porém , existe a bibliologia relacionada à analise dos livros e de sua formação como um todo e o estudo somente das escrituras sagradas, que é denominado Bibliologia Evangélica Pentecostal.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Aqui será feita uma breve explanação dos seguintes métodos de interpretação bíblica: 1) histórico-gramatical; 2) histórico-crítico; e, 3) hermenêutica pós-moderna.