Qual principal filósofo?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Aristóteles, Platão, Maquiavel, Tales de Mileto. É provável que você conheça alguns destes nomes - talvez todos eles. Afinal, pertencem a filósofos famosos.

Sócrates

Sócrates
Sócrates (469-399 a.C.), apesar de não ser o primeiro filósofo, é conhecido como o “pai da filosofia”. Foi responsável por uma mudança no modo de fazer filosofia. Dedicou-se a pensar sobre as relações humanas e a refletir sobre as condições do próprio pensamento.

Foi esse período histórico que deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da Antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Conheça 5 filósofos que marcaram a História

  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

Raymundo de Farias Britto

O filósofo e escritor Raymundo de Farias Britto é considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil.

1. Platão. Platão viveu na Grécia entre os anos de 427 e 347 a.C. Discípulo de Sócrates, outro filósofo famoso, Platão teve grande influência no mundo ocidental.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas.

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno.

Enfim, o filosofo mais mal interpretado é Schopenhauer. Mora em Lisboa (1988–presente) O autor tem 4,9 mil respostas e 546 mil visualizações de resposta 4 de ago.