O que é alteridade?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Alteridade do latim alteritas é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e é interdependente do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro.

A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.

A alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.

A alteridade consiste ainda na capacidade de enxergar o outro como um indivíduo dotado de histórias, vivências e subjetividade e, não apenas, como um "sujeito", sem humanidade. Trata-se ainda de reconhecer pessoas que possuem culturas distintas, com suas próprias formas de encarar e viver o mundo.

17 sinônimos de alteridade para 2 sentidos da palavra alteridade: Qualidade do que é distinto: 1 alteração, assimetria, desproporção, diferença, disparidade, distinção, diversidade, modificação, mudança, separação.

Alteridade é ser capaz de se colocar no lugar do outro, de compreender o outro em sua totalidade, nos seus direitos, limitações e diferenças. Quando não exercitamos a alteridade, estamos suscetíveis a provocar discórdias, conflitos e contribuímos no aumento das desigualdades sociais.

A ética da alteridade proposta por Lévinas exige que sejamos responsáveis pelo outro, sendo esse o princípio da ética e da humanização. Assim, a violência somente ocorre pela desvalorização da alteridade, do outro enquanto ser.

Alteridade significa ser capaz de enxergar o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem.

O ato de perceber a diferença entre o “eu” e os outros e reconhecer a necessidade de convivência com esses outros é chamado de alteridade. Essa palavra vem do latim alteritas, onde alter significa “outro” e itas remete a “ser”. Alteridade, então, significa qualidade do outro ou do que é diferente.

Alteridade é reconhecer que existem diferenças em uma pessoa e respeitar esse fato, enquanto Empatia é se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos.

O que é alteridade
É reconhecer a diferença e entender que “nem tudo é o que eu sou e nem todos são como eu sou”, relacionando-se com quem vem de um contexto cultural, social e econômico distinto do seu. Essa relação deve se dar sem preconceitos e juízos de valor.

A importância da alteridade numa perspectiva antropológica: Quando qualquer pessoa entra em contato com outra de cultura diferente, deve entender e compreender esta cultura sem emitir juízos de valor ou preconceituosos. Assim, é possível entender não só a cultura do outro, como também a nossa de forma mais ampla.

Brasil - O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem.