O que é estoicismo?
O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada por Zenão de Cítio na Grécia, em Atenas, no início do Século III a.C..
Qual é o conceito do estoicismo
O estoicismo pregava o valor da razão, propunha que emoções destrutivas eram resultado de erros na nossa forma de ver o mundo e oferecia um guia prático para nos mantermos resolutos, fortes e no controle.
Qual é a principal ideia do estoicismo
A principal ideia do Estoicismo. A principal ideia estóica é a acomodação à natureza. Tendo percebido que a vida sempre frustra os desejos humanos, os estoicos buscaram viver mais conformados à natureza, distanciando-se das coisas superficiais e ilusórias do mundo.
Quais são as principais características do estoicismo
Características do estoicismo
Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);
Como aplicar o estoicismo na vida
Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:
- Conhecer a si mesmo.
- Controlar a ansiedade.
- Lidar com a insegurança.
- Manter a calma em situações adversas.
- Processar sentimentos e pensamentos negativos.
- Reduzir o stress.
O que é estoicismo na Bíblia
Os estoicos eram uma vertente filosófica influente durante os períodos helenista e romano que enfatizava a harmonia e resignação diante da natureza. Os estoicos são mencionados em Atos 17:18, junto com os epicureus. Em At 17:28, Paulo cita um poeta estóico, Arato: “Pois nós realmente somos sua geração”.
O que é a felicidade para os estoicos
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com as leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Quais as 4 virtudes do estoicismo
No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.
Qual era a virtude do estoicismo
A virtude estoica está baseada principalmente na capacidade de resistir às paixões que contrariam nossa essência (hormé). Ou seja, buscar aquilo que nos conserva e resistir àquilo que nos faz mal. Virtude é a ação que entra em relação de harmonia com a natureza à nossa volta e nossa natureza racional.
Quais são os filósofos estoicos
Principais Filósofos
- Zenão de Cítio (333 a.C - 263 a.C) Criador do estoicismo, defende a busca pela virtude e conhecimento e o afastamento das paixões e emoções externas para atingir a felicidade.
- Cleantes de Assos (330 a. ...
- Panécio de Rodes (185 a.C - 109 a.C) ...
- Sêneca (4 a.C- 75 d.C) ...
- Marco Aurélio (121 d.C- 181 d.C)
Como saber se sou estoico
A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso por essas circunstâncias serem infundadas e irracionais.
Como ter calma estoica
“Para encontrar a calma”, escreveu o filósofo estoico Sêneca, “imagine não apenas o que provavelmente acontecerá, mas também o que pode acontecer”. Em outras palavras, imagine o pior, leve suas preocupações ao limite e veja o que sobra: a situação pode ser feia, mas também tolerável à sua maneira.
Como seria o estoicismo nos dias de hoje
O Estoicismo é uma filosofia de vida que pode ser seguida por qualquer pessoa. A filosofia estoica nos ensina que o que vale realmente na vida são a força de nosso caráter e a integridade de nossas ações. Assim, o que temos de mais valioso e importante é o nosso caráter, o conjunto de nossos pensamentos e ações.