Quais são as regras da exegese?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Exegese bíblica

  • Princípio da gramática: A interpretação deve ser consistente com as regras básicas de linguagem.
  • Princípio do literalismo: Assume-se que todas sentenças possuem um significado literal e normal a menos que se tenha uma boa razão para interpretá-la como uma figura de linguagem.

Os princípios gerais deste método é que ele trabalha com três regras: a gramática do texto, contexto histórico e a teologia do texto. Esses são aspectos devem fazer parte da nossa abordagem quando estivermos analisando Bíblia.

Leia a passagem bíblica em voz alta.
Leia a passagem em voz alta para si mesmo algumas vezes, prestando atenção em cada palavra. Confira diferentes traduções do mesmo texto, a fim de obter um senso geral do texto. Você escolherá uma delas para basear sua exegese, mas ao olhar outras traduções, você só tem a ganhar.

Como formas mais prestigiosas, temos os seguintes tipos de Exegese: ob 3.1. exegese bíblica, 3.2. exegese literária, 3.3. exegese jurídica.

O que é a hermenêutica jurídica
mostrar o sentido verdadeiro de uma expressão”. Para as leis, isso se traduz na compreensão do texto legal para além da mera escrita, a fim de se extrair das palavras trazidas pelo legislador o real objetivo da norma, sem perverter o que se foi pretendido no momento de sua elaboração.

A hermenêutica
A tarefa da hermenêutica é debruçar-se, pesquisar e tentar sistematizar esse processo interpretativo.

Aqui será feita uma breve explanação dos seguintes métodos de interpretação bíblica: 1) histórico-gramatical; 2) histórico-crítico; e, 3) hermenêutica pós-moderna.

A exegese é a explicação crítica, a interpretação, o comentário ou a dissertação sobre o sentido das palavras, das construções gramaticais e dos condicionalismos históricos dos textos religiosos em análise. Hermenêutica é a ciência da interpretação das palavras e dos textos.

O que é Exegese (e seu significado)
Exegese é uma análise, interpretação ou explicação detalhada e cuidadosa de uma obra, um texto, uma palavra ou expressão. Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego exégésis, que significa “interpretação”, “tradução” ou “levar para fora (expor) os fatos”.

A exegese retorna ao texto, dando ao texto bíblico sua própria autonomia ao livrá-lo de seu contexto histórico original.

A exegese bíblica é o estudo e a investigação crítica das escrituras bíblicas que procura discernir e discriminar julgamentos sobre essas escrituras. A crítica histórico-literária aborda e trata a Bíblia sob uma perspectiva secular ou acadêmica.

As principais características da Escola da Exegese eram: a inversão das relações tradicionais entre direito natural e direito positivo, a onipotência do legislador, a interpretação da lei fundada na intenção do legislador, o culto ao texto da lei e o respeito pelo princípio da autoridade.

Significado de Exegeta
substantivo masculino e feminino Pessoa que realiza ou se dedica à exegese, à análise detalhada de um texto ou de uma obra literária. Etimologia (origem da palavra exegeta). Do grego exegetés. oû.