Qual as cinco razões para estudar filosofia?

Perguntado por: ncustodio5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

5 motivos para estudar filosofia

  • 1) Raciocínio lógico. A filosofia é baseada na argumentação. ...
  • 2) Poder de reflexão. É essencial para qualquer ser humano saber refletir sobre os princípios que podem moldar sua conduta e visão de mundo. ...
  • 3) Pensamento crítico. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Capacidade de argumentação.

Estudar essa área significa considerar diferentes argumentos e avaliar a validade de cada um deles. Treinar sua mente para pensar crítica e analiticamente é um dos muitos benefícios de escolhê-la, pois pode ajudar em sua própria vida ao tomar decisões e avaliar seus próprios valores.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

Conhecer a história de diferentes filósofos e o contexto do seu tempo. Relacionar as ideias filosóficas estudadas com seu próprio cotidiano. Elaborar reflexões, questionamentos e argumentos sobre valores, atitudes ou situações vividas com base na Filosofia.

Ela basicamente nos ajuda a entender a realidade, através de questionamentos e críticas, além de transformar nosso conhecimento passivo em ativo (“saber pelo saber”).

Os principais temas abordados pela filosofia são a existência humana, fenômenos natural, a mente humana, a verdade e os valores morais. A filosofia busca, por meio de uma análise complexa da racionalidade, entender a existência humana.

Além do que foi apresentado, a filosofia busca compreender processos gerais do conhecimento e do raciocínio, formulando uma espécie de teoria do conhecimento (também conhecida como epistemologia). A epistemologia busca compreender os traços que demonstram os modos como o conhecimento ocorre na formação da mente humana.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

As principais escolas são:

  • Epicurismo. Escola fundada por Epicuro, os epicuristas creem que o bem é originário da prática da virtude e para que o indivíduo encontre o prazer, tanto o corpo quanto a alma devem evitar o sofrimento.
  • Ceticismo.
  • Estoicismo. Defendem o uso da razão a qualquer custo. ...
  • Cinismo.

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

Períodos da Filosofia

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.