Qual é o principal foco da filosofia?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.

Qual a visão de “homem prático” para a filosofia? Resposta Marcada : Quando o homem reconhece somente os bens materiais.

Para que serve a Filosofia? Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.

A espinha dorsal da filosofia é a reflexão, basicamente pautada na existência do indivíduo, nas suas relações e nas construções sociais. A filosofia discute tudo sobre uma perspectiva argumentativa, na qual após a reflexão chega-se a uma conclusão.

A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.

Toda verdadeira atividade filosófica não fica apenas no conhecimento, mas, desenvolvendo o conhecimento da verdade, esforça-se para fazer com que a existência humana se aproprie dessa verdade.

28 - É comum afirmar que o principal objetivo da filosofia em sala de aula é fazer com que o aluno pense melhor, criticamente e por si próprio.

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

Através da Filosofia, somos capazes de explorar as grandes questões da existência humana, tais como a natureza da realidade, a moralidade, a liberdade, a justiça, a verdade e a beleza. Aliás, um dos grandes desafios da filosofia é justamente buscar compreender a natureza humana e o sentido da existência.

A Filosofia é a ciência que estuda as questões fundamentais sobre a existência, o conhecimento, valores, a razão e as mais diversas linguagens humanas. É uma ciência que se empenha em explicar o ser humano e suas obras a partir de aspectos culturais e intelectuais que o rodeiam.

A filosofia trata do geral, do que está à vista de todo mundo, do que nos é comum. Quando Tales diz que tudo é água, por exemplo, ele quer dizer que há algo de comum a tudo o que existe, uma unidade que pode ser encontrada em meio à diversidade que nos cerca.

Ela basicamente nos ajuda a entender a realidade, através de questionamentos e críticas, além de transformar nosso conhecimento passivo em ativo (“saber pelo saber”).

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.