Quem Nietzsche?
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Friedrich Nietzsche foi um filólogo (estudioso de línguas clássicas, como o latim e o grego antigo), poeta e filósofo alemão contemporâneo, autor de uma vasta e polêmica obra. Seus livros deixaram os primeiros indícios do surgimento da filosofia contemporânea.
Quem foi Nietzsche e o que ele defendia
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
Qual é a filosofia de Nietzsche
A filosofia de Nietzsche
A filosofia nietzschiana é marcada pela crítica aos valores iluministas e racionalistas, a valores morais e religiosos em vigor na época de sua produção intelectual. O autor apresenta a relativização das noções de bem, verdade, mal, justiça, virtude e Deus.
Quais são as 3 ideias de Friedrich Nietzsche
Assim Falou Zaratustra (1883)
Na obra, estão as ideias-chaves do pensamento de Nietzsche: a ideia de Super-Homem, a ideia de Transmutação de Valores, a ideia de Espírito Senhoril e a ideia de Eterno Retorno.
O que Nietzsche era contra
Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um consagrado filósofo alemão que também se dedicou aos estudos de idiomas como o grego e o latim. Além disso, seus pensamentos agitaram a sociedade da época por serem contrários aos princípios do cristianismo.
O que Nietzsche fala sobre Deus
Nietzsche vai ao cerne do problema: Deus está morto como uma verdade eterna, como um ser que controla e conduz o mundo, como um pai bondoso que justifica os acontecimentos, como sentido último da existência, enfim, como uma ética, como um modo de vida, independente de sua existência ou não.
Qual é a frase mais famosa de Nietzsche
Deus está morto
1. "Deus está morto". Essa é uma das frases mais famosas e polêmicas de Nitetzsche. O pensador, que vinha de uma família de pastores com forte ligação com o cristianismo, em determinado momento de sua vida rompe com a religião.
Qual era o QI de Nietzsche
Considerado os livros de Nietzsche leitura para adolescente. Estimaria um QI de 125 ou 135 no máximo, nada além.
O que Nietzsche diz do livre-arbítrio
É importante notar que, se Nietzsche descarta o livre-arbítrio, também o faz em relação ao seu oposto, o “cativo-arbítrio” 15. (JGB/BM, 21, KSA 5.35, tradução de PCS). Ou seja, a teoria da vontade de potência não implica em um ser autômato e sem capacidade de reação sobre si próprio.
Por que Nietzsche diz que o livre-arbítrio é um erro
6. (Ufsj 2012) Na perspectiva nietzscheana, o livre-arbítrio é um erro porque a) ao declarar que os homens são livres, as forças coercitivas, como o poder da Igreja, agem com o claro intuito de castigá-los, julgá-los e declará-los culpados.
Em qual livro Nietzsche diz que Deus está morto
Nietzsche expressou a sentença "Deus está morto" pela primeira vez no terceiro livro do escrito A gaia ciência, publicado em 1882. Com esse escrito começa o caminho de Nietzsche em direção à conformação de sua posição metafísica fundamental.
Qual foi o maior inspirador de Nietzsche
As grandes influências de Nietzsche surgiram na época em que ele era estudante na Universidade de Leipzig. Lá ele descobriu a filosofia de Arthur Schopenhauer (1788-1860) e a música de Richard Wagner (1813-1883), de quem se tornou amigo mais tarde.