Quem é o dono da voar?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 9 votos

Alessandra Abrão, CEO da Voar Aviation, fala sobre momento positivo para a companhia e o setor. A aviação executiva brasileira dá sinais de que 2022 pode ser um ano com céu de brigadeiro para os negócios, principalmente se o ritmo de crescimento observado nos últimos meses se mostrar sustentável.

Em 17 de dezembro de 1903, em uma praia da Carolina do Norte, os irmãos Wright realizaram o que seria o primeiro voo de um aparelho voador controlado e mais pesado que o ar. Com o passar dos anos, os irmãos aperfeiçoaram ainda mais o seu projeto, e em 1910 realizaram o primeiro voo comercial do mundo. Irmãos Wright.

Eram feitas na maioria das vezes de madeira e de tecidos, e não dispunham de equipamentos de navegação básicos, como a bússola. Mas vários pilotos, aqueles que haviam lutado na guerra, compraram estes aviões, usando-os para ganhar dinheiro, através de exibições acrobáticas perigosas em feiras.

20 horas

Tempo máximo de voo de uma aeronave comercial
Em geral, as aeronaves comerciais podem voar continuamente por até 20 horas, dependendo do modelo específico e das regulamentações da companhia aérea.

Depois que o avião já está no alto, alguns acessórios como as hélices (que parece um ventilador), turbinas e as pás móveis fazem com que o avião se mantenha no alto com o impulso necessário para não despencar. Parece estranho e complicado, mas a tecnologia e a própria força da natureza tornaram esse sonho realidade.

O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

Santos-Dumont

No Brasil, Santos-Dumont é considerado o inventor do avião, enquanto nos Estados Unidos e em muitos outros lugares os irmãos Wright recebem esse crédito. Ambos fizeram contribuições monumentais para o campo da aviação e ajudaram a lançar a era da aviação moderna”.

A maioria das aeronaves comerciais é aprovada para voar a um máximo de cerca de 42 mil pés, o chamado "teto de serviço" que explicamos acima. Por exemplo, para o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, com quatro motores e dois andares, o teto de serviço é de 43 mil pés.

Já o voo mais longo do mundo é o SQ 23, que percorre 15,3 mil quilômetros entre Nova York e Singapura. Operado pela Singapore Airlines, esse voo é diário e tem 18 horas e meia de duração. Abaixo, confira os voos mais longos dentro e fora do país.

O voo mais longo internacional saindo do Brasil liga SP a Dubai. São 14h10 para 12.218 km com a Emirates. O 2º lugar também parte de SP, mas com destino ao Catar com a Qatar Airways.

3 – Assento próximo às asas da aeronave
Se as poltronas próximas às asas da aeronave estão na sua listinha de opções, saiba que elas são as mais estáveis, ou seja, com menos turbulências.

Sendo assim, é possível encontrar aviões que voam a alguns metros do solo e também aeronaves cujo teto de voo é superior à linha das nuvens. É preciso ter em mente que voar acima do limite é extremamente perigoso. O esforço exigido da estrutura da aeronave e do seu motor, geralmente levam a um colapso do sistema.

As aerovias são as rodovias do céu, que são corredores virtuais — espaços com altitude e trajetória delimitadas — por onde os aviões devem seguir seu rumo. Assim, essas estradas só são visualizadas por meio de equipamentos de rádio e geolocalização.