Porque o avião voa e não cai?

Perguntado por: obarbosa6 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
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O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.

Quando no ar o avião não cai porque existem forças que atuam sobre ele, contrabalanceando seu peso, mas como o peso é direcionado para baixo a força que o equilibra no ar é direcionada para cima. O que faz com que um avião não caia é na verdade a velocidade dele e as suas asas.

O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.

Isso acontece justamente para compensar as trepidações que os movimentos instáveis do ar causam no avião. Nesse caso, a maleabilidade das asas é o que garante que elas não vão ceder com os atritos do ar. Não à toa, elas têm ficado cada vez mais flexíveis à medida que os aviões se modernizam.

O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.

De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).

20 horas

Tempo máximo de voo de uma aeronave comercial
Em geral, as aeronaves comerciais podem voar continuamente por até 20 horas, dependendo do modelo específico e das regulamentações da companhia aérea.

Depois que o avião já está no alto, alguns acessórios como as hélices (que parece um ventilador), turbinas e as pás móveis fazem com que o avião se mantenha no alto com o impulso necessário para não despencar. Parece estranho e complicado, mas a tecnologia e a própria força da natureza tornaram esse sonho realidade.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

A velocidade de cruzeiro média dos aviões comerciais varia de 850 km/h a 920 km/h. Essa velocidade permite um equilíbrio entre eficiência de combustível e tempo de viagem. No entanto, é importante mencionar que existem aeronaves supersônicas capazes de voar a velocidades muito mais altas.

R$ 8.163,59

Qual o salário de um Piloto de avião? O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo.

Em resumo, podemos dizer que se todos os procedimentos forem seguidos à risca, voar com chuva e decolar ou pousar com pista molhada é completamente seguro.

6 - Qual é o momento mais perigoso de um vôo? Se o avião estiver em voo, há muito pouca chance de um acidente, mas sim, no momento da decolagem e especialmente no pouso, É quando ocorre a maioria dos acidentes aéreos. “Por estatísticas, esse momento ocorre entre a aproximação final e a corrida de pouso.

A descida de um avião é o momento mais perigoso
Além disso, a torre de controle vai indicado a que altitude a aeronave deve ficar para garantir uma aproximação segura.

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.

Sendo assim, é possível encontrar aviões que voam a alguns metros do solo e também aeronaves cujo teto de voo é superior à linha das nuvens. É preciso ter em mente que voar acima do limite é extremamente perigoso. O esforço exigido da estrutura da aeronave e do seu motor, geralmente levam a um colapso do sistema.