Qual foi a causa da morte de Santos Dumont?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 2 votos

Alberto Santos Dumont morreu em 23 de julho de 1932, no banheiro do Grand Hôtel de La Plage, na cidade balneária de Guarujá (SP), um ano depois de voltar da França. A família já pressionava para que ele voltasse, por temer o agravamento de sua saúde – Alberto sofria de depressão profunda. Enforcou-se, aos 59 anos.

Ao voltar ao Brasil em meados de 1931 já se estava deprimido por achar ter contribuído para a guerra, já que suas invenções vinham sendo usadas para a destruição. No início da Revolução de 1932, Santos Dumont chegou ao Guarujá com seu sobrinho Jorge Dumont Villares, já com profundo esgotamento nervoso.

O hidravião caiu de uma altura de 300 metros, nas imediações da Ilha das Cobras, matando todos seus tripulantes, para grande consternação popular e desgosto de Santos-Dumont. O acidente significava a perda de grandes nomes da intelectualidade brasileira.

Nos anos finais de sua vida, Santos Dumont lutou contra a depressão. Ele ficou desiludido ao ver a invenção da qual fez parte tornar-se um objeto usado na guerra. Ele chegou a pedir que a Liga das Nações proibisse o uso de aviões em guerras, mas seu pedido foi recusado.

Em 1910, Dumont adoeceu e resolveu voltar para o Brasil. Sua tristeza aumentou quando viu suas criações sendo utilizadas na Primeira Guerra Mundial e na Revolução de 1932, no Brasil.

Orville e Wilbur Wright, os Irmãos Wright, fizeram o considerado o primeiro voo motorizado da história, em dezembro de 1903, nos Estados Unidos. O experimento usou uma catapulta para propulsionar o voo. Já o mineiro Santos Dumont fez o primeiro voo público em 1906, com o famoso 14 Bis, na França.

Santos Dumont ficou fascinado, pois sempre se interessou por mecanismos. Seu sonho, desde criança, era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Passou a adolescência lendo Júlio Verne, observando os pássaros e estudando sua constituição física.

O “14 BIS” tem capacidade para um tripulante. Foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle (centro de Paris), no dia 23 de outubro de 1906.

A postura de Santos Dumont não era apenas a de um inventor, mas a de um divulgador científico, explicam os pesquisadores. "Ele foi um divulgador honesto." Entre 1901 e 1906, Santos Dumont passou a entender o que era o voo do avião. "O 14-Bis ele fez em pouquíssimo tempo, pouco mais de um mês.

A partir de então o mesmo foi transferido juntamente com o coração do Mar Ar Eduardo Gomes para o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Campo dos Afonsos/RJ, local no qual permanecem até o momento.

No Brasil, Santos-Dumont é considerado o inventor do avião, enquanto nos Estados Unidos e em muitos outros lugares os irmãos Wright recebem esse crédito. Ambos fizeram contribuições monumentais para o campo da aviação e ajudaram a lançar a era da aviação moderna”.

História. O voo do Oiseau de Proie III na capa do Le Petit Journal de 25 de novembro de 1906. O 14-bis era inicialmente constituído por um aeroplano unido ao balão 14, em testes feitos por Santos Dumont em meados de 1906 – daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo".

O casal teve ao todo oito descendentes, três homens e cinco mulheres: Henrique dos Santos Dumont, Maria Rosalina Dumont Vilares, Virgínia Dumont Vilares, Luís dos Santos Dumont, Gabriela, Alberto Santos Dumont, Sofia e Francisca.

Arquivados

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.

Tim Berners-Lee

1. Quem inventou a Internet? O físico britânico Tim Berners-Lee é o nome responsável pela Internet como conhecemos hoje. Em 1989, ele inventou a World Wide Web (WWW), um sistema que, em pouco tempo, permitiria a criação da Internet comercial e, assim, a popularização da rede.