Como a água vai para o rim?

Perguntado por: epereira8 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
3.9 / 5 2 votos

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

Depois de passar pelo sistema digestivo, a água é levada até o sangue. Com a ajuda do coração, ela é transportada para todas as células do corpo, promovendo hidratação. Por fim, o excesso de água no organismo vai parar nos rins, que filtram o sangue e controlam a água que não pode mais ser aproveitada.

O líquido dos túbulos de vários néfrons entra em um tubo coletor. Nos tubos coletores, o líquido pode permanecer diluído ou a água pode ser absorvida do líquido e devolvida ao sangue, deixando a urina mais concentrada.

O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.

Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas
A saber, quando ingerimos substâncias líquidas, espera-se que grande parte seja eliminada pela urina. Especialmente quando falamos da água! Portanto, quando há uma hiper hidratação, geralmente o volume e a frequência da urina aumentam.

Existe um limite para tudo, inclusive para a ingestão de água, mas ele é praticamente impossível de ser alcançado. Seriam necessários 15 litros de líquido ao dia para sobrecarregar um rim saudável.

Beber muita água é o melhor remédio
Verdade. Todos sabemos que tomar água é importante para prevenir a formação de pedras nos rins. Mas preste atenção no modo como faz isso. Evite beber muita água apenas de manhã e se esquecer desse hábito pelo resto do dia.

Intestino grosso faz a reabsorção de água e eletrólitos.

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo.

Geralmente uma bexiga inicialmente vazia demora cerca de 40 minutos para se tornar suficientemente cheia e satisfatória para a realização do exame. Então, cabe a você como paciente saber identificar quando inicia a sua vontade de urinar. Você deve se sentir incomodado mas não desesperado para ir ao banheiro.

Apesar de haver inúmeros benefícios de beber muita água, quando o consumo é maior que o necessário, os rins são sobrecarregados, causando um desequilíbrio de eletrólitos no sangue. Essa desarmonia acontece quando os rins não conseguem mais filtrar a quantidade excessiva de água.