Qual o único órgão do corpo humano que não pode ser transplantado?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4 / 5 12 votos

cérebro

Pode-se dizer que o único que ainda não é possível é o cérebro. Será que conseguiremos passar o cérebro de uma pessoa para outra? Para o chefe do Serviço de Imunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luiz Fernando Jobim, o cérebro é o grande órgão que nunca foi e não vai ser tão cedo transplantado.

“Os mais difíceis são pulmão e coração, devido aos diversos critérios necessários para o transplante destes órgãos”, explica.

Quem pode ser um doador de tecido nervoso? Ao contrário da doação de órgãos para transplante, no caso da doação de cérebros, todos os tipos de doadores são elegíveis, desde os teoricamente saudáveis (sem patologia neurológica e/ou cognitiva aparente) até aos doentes.

Órgãos: coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino e rins. Tecidos: córneas, vasos sanguíneos, ossos, tendões, pele, medula óssea e válvulas cardíacas. Portanto, um único doador pode salvar ou melhorar muitas vidas.

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.

"Transplantes de pulmões para pacientes com câncer de pulmão são extremamente raros, com poucos casos registrados", salienta o médico Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica e diretor cirúrgico do programa de transplantes de pulmões da rede hospitalar Northwestern Medicine, em Chicago, que liderou a equipe responsável ...

Os órgãos mais comumente transplantados são: coração, fígado, pâncreas, dois pulmões e dois rins.

rim

Os valores para comercialização dependem de cada órgão, sendo que o mais caro atualmente é o rim que perfaz, aproximadamente, o montante de R$494.341,601. Esse crime surgiu em razão da longa espera de pessoas por doadores em filas de transplante de órgãos.

O olho, como um todo, pode ser transplantado? Não. Somente alguns tecidos oculares, como a córnea e a esclera, e células-tronco da córnea, podem ser utilizados com fins terapêuticos.

E quem tem ou já teve câncer, inclusive leucemia, também estará impossibilitado de doar, salvo a algumas exceções bem raras, que dependerão de cada caso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que o ato da doação de sangue deve ser seguro, não podendo causar nenhum dano ao doador ou ao receptor.

Pode-se dizer que o único que ainda não é possível é o cérebro. Será que conseguiremos passar o cérebro de uma pessoa para outra? Para o chefe do Serviço de Imunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luiz Fernando Jobim, o cérebro é o grande órgão que nunca foi e não vai ser tão cedo transplantado.

Em 2005, foi feito o primeiro transplante parcial de face – procedimento que revolucionou as cirurgias de reconstrução. Isabelle Dinoire teve seu rosto acidentalmente arrancado pela sua cadela e, em uma tentativa arriscada, os médicos optaram por tentar realizar o transplante de face.