Quem é o discípulo de Sócrates?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Platão

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, entre outros. Estátua de Platão, um dos maiores pensadores da Grécia Antiga.

Por isso, até hoje os ensinamentos de Sócrates são conhecidos por maiêutica (que significa parteira em grego). Assim, logo sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender filosofia, vindo a ser discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau.

Os discípulos de Sócrates eram: Alcibíades, Antístenes, Apolodoro de Falero, Aristipo de Cirene, Cebes, Criton de Atenas, Ésquines de Mégara, Fédon de Elis, Platão, Símias de Tebas e Xenofonte. O principal deles foi Platão, filósofo grego considerado um dos principais pensadores da história da filosofia.

Biografia — Quem foi Platão. Platão foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles.

Valor de uso e valor de troca. Os papéis da moeda.

Sócrates confiou seus estudos aos discípulos. Isso significa que o que realmente se sabe sobre ele é por meio dos seus alunos, entre os quais Platão, Xenofonte e Aristófanes. Mestre de Platão, era considerado por ele o homem mais sábio e justo de Atenas.

Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos do período clássico. A principal contribuição de Platão foi sua teoria idealista .

Ambos homens justos condenados como injustos, sacrificados em nome da verdade que apregoavam, confiados que a vida verdadeira não se cinge à materialidade, mas que há um além promissor.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Assim como Sócrates, Jesus instigava seus discípulos a desenvolver a arte de pensar e, para isso, usava a arte da dúvida. Eles possuíam tanta autoconfiança no que diziam, por acreditarem falar em nome de alguém que era maior do que eles, que tanto arrebatavam quanto irritavam seus ouvintes.

Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates "o sábio é o virtuoso".

Embora Platão não tenha sido um grande matemático, ele foi um entusiasta defensor da metodologia matemática e um importante precursor, incentivador e divulgador dela. A filosofia platônica é idealista. “Nela, as ideias aparecem de imediato como a verdade das coisas, também ditas essências e formas” (Bicudo, 2013: 4).

Peripatéticos (ou "os que passeiam") eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatos, ou sob as árvores que o cercavam.