Como Aristóteles define o caráter dos jovens?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Quanto ao caráter dos jovens, cumpre dizer que são inclinados aos desejos intensos e capazes de satisfazê-los indiscriminadamente. No tocante aos desejos físicos, tendem mais para os desejos sexuais, não sabendo como dominá-los.

Aristóteles entende a virtude do caráter como uma disposição da capacidade humana para sentimentos, desejos e ações, é aquilo que ele chama de hexis, mostrando que a virtude é uma disposição desse tipo.

Aristóteles propõe uma educação que tem início na infância, momento em que a criança recebe as primeiras lições de sua família. Esta se estende ao jovem que deve receber uma educação pública, ser educado também na pólis. Esse tipo de educação perpassa ainda toda a vida do cidadão adulto.

Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adiquiridas atraves de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filosofos como eu defendo que Aristoteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um ...

Para Aristóteles, o ser humano é essencialmente um ANIMAL RACIONAL, um sistema único natureza-racionalidade. ser humano e não existe separada dele. Ela é o princípio da vida.

Aristóteles nos deu uma categorização lógica de quatro tipos de caráter. Falando de um modo geral e deixando de lado os dois tipos extremos que são o caráter super-humano e o do bestial, temos o virtuoso, o continente, o incontinente e o vicioso.

Na ​Ética Nicomaqueia​, Aristóteles fundamenta sua teoria moral no agir contínuo: ações isoladas não determinam o caráter de uma pessoa, porém seus hábitos, sim. O agente só é considerado virtuoso se age reiteradamente segundo virtude e, desta forma, possui tal hábito.

Aristóteles trata dos seguintes princípios: Identidade - Uma proposição é sempre ela mesma; Não contradição - Uma proposição somente pode ser falsa ou verdadeira e não ambas; Terceiro excluído - Não existe terceira hipótese para uma proposição: apenas falsa e verdadeira.

Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: conhecimento teórico, conhecimento prático e conhecimento produtivo.

A importância dada por Aristóteles à vontade racional (a vontade guiada pela razão como elemento fundamental da vida ética), à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras e presente em todas elas: a prudência ou sabedoria prática.

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”

Aristóteles trata dos seguintes princípios: Identidade - Uma proposição é sempre ela mesma; Não contradição - Uma proposição somente pode ser falsa ou verdadeira e não ambas; Terceiro excluído - Não existe terceira hipótese para uma proposição: apenas falsa e verdadeira.

Aristóteles examina os conceitos de substância e essência, concluindo que uma substância é a combinação daquilo que a compõe, a matéria, e aquilo que a distingue como tal, a forma.

O filósofo grego Aristóteles afirmava que o homem é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes. Constituída por um impulso natural do homem, a sociedade deve ser organizada conforme essa mesma natureza humana.

Entre as virtudes morais podemos destacar algumas que são de suma importância para a ética. São elas as seguintes: A coragem, a temperança, a liberalidade, a magnificência, o justo orgulho, a calma, a veracidade, a espirituosidade, a modéstia, a justa indignação e a justiça.