Qual é a diferença entre a mitologia e a filosofia?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.

A mitologia era tida como uma verdade absoluta, um conhecimento inquestionável no âmbito da cultura grega antiga. Já a filosofia, enquanto forma de conhecimento mais racional, tem como fundamento o questionamento, a interrogação, a dúvida, a suspeita, o que provoca uma ruptura na cultura grega.

Aprovada pela comunidade
Resposta: Mitologia é uma forma que antigas sociedades usavam e algumas ainda usam para explicar acontecimentos da natureza com explicações sobrenaturais. Filosofia é um estudo exato que não progride, feito através da razão e pensamento ético.

Mitologia é o estudo das lendas, mitos, narrativas e rituais, com que os povos antigos reverenciavam os deuses e heróis. Mitologia é a ciência que procura a explicação dos mitos, com um caráter social desde sua origem, e só são compreensíveis no contexto geral da cultura em que foram criados.

O que é um mito na filosofia? Um mito é uma história que trata de temas importantes acerca de uma civilização ou da própria existência. Os mitos tratam de temas que a razão humana não consegue alcançar por si só, como a origem do mundo, da vida e aspectos que permeiam tais realidades.

Assim, a mitologia pode ser compreendida como um conhecimento oral que visa explicar o mundo. O mito é história contada oralmente composta de seres fantásticos: heróis, deuses e criaturas mitológicas. Essas são repletas de ensinamentos e formam um tipo de conhecimento.

A diferença é que o mito tenta explicar isto d forma sobrenatural sem ligar para fatos ou comprovações,a Filosofia tenta explicar isto de forma mais racional mas sem precisar de comprovações também enquanto a Ciência tenta explicar isto de forma puramente lógica e racional se prendendo a fatos e comprovações.

Conhecimento filosófico não é mitologia
O conhecimento filosófico nasceu, justamente, como negação aos mitos. A mitologia trazia consigo uma gama de histórias fantásticas que davam alguma explicação para a realidade fundamentada na crença e sem nenhum comprometimento com a lógica.

O Mito seria um tipo de pensamento que forneceria explicações irracionais enquanto a Ciência forneceria explicações racionais sobre o mundo.

Enquanto a religião é o exercício de explicar o mundo mediante de dogmas e "certezas" pré estabelecidas, a filosofia é a procura da explicação do mundo através da análise lógica da realidade.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

O que é mitologia? A palavra “mitologia” é utilizada para se referir ao conjunto de mitos de uma determinada cultura. Um exemplo é a mitologia egípcia, conjunto de mitos que explicam a visão de mundo e a religião dos egípcios antigos.