Por que estudar estoicismo?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

O Estoicismo é uma escola de filosofia datada de 2300 anos. Os estoicos ensinam como viver uma boa vida, a partir de ações práticas e mentais como, manter o foco nas coisas que podem ser controladas.

Para os estoicos, não era o bastante apenas estudar e pensar sobre como viver a vida, mas era preciso colocar esses ensinamentos em prática. A adoção do Estoicismo como filosofia de vida torna seus praticantes menos emocionalmente reativos, mais conscientes do presente e mais resilientes.

Ao buscar o bem-estar ético e moral, o estoicismo estimula o autocontrole e nos dá coragem para superar emoções destrutivas. A filosofia estóica ensina que não devemos perseguir um mundo ideal, mas sim controlar a forma como reagimos às coisas que nos afetam.

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:

  1. Conhecer a si mesmo.
  2. Controlar a ansiedade.
  3. Lidar com a insegurança.
  4. Manter a calma em situações adversas.
  5. Processar sentimentos e pensamentos negativos.
  6. Reduzir o stress.

A grande lição do estoicismo é a busca pela virtude e a autossuficiência emocional, aceitando as circunstâncias fora de nosso controle e cultivando a resiliência.

Os estoicos eram uma vertente filosófica influente durante os períodos helenista e romano que enfatizava a harmonia e resignação diante da natureza. Os estoicos são mencionados em Atos 17:18, junto com os epicureus. Em At 17:28, Paulo cita um poeta estóico, Arato: “Pois nós realmente somos sua geração”.

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com as leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.

Deus é Hylezoísta, ou seja, ele é a vida e a matéria do universo se manifestando. Uma vida e uma matéria eternamente em movimento. Por isso dizemos que ele é o sopro divino, que anima tudo. Deus é a razão, o logos, a ordem de todas as coisas na natureza, ele é o destino e a necessidade suprema.

O Estoicismo é uma filosofia onde é apresentada lições para aprender a lidar com o sofrimento e emoções. Ou seja, essa filosofia é atemporal e pode te ajudar no seu dia a dia. Já parou para pensar que você pode estar sofrendo por coisas que estão fora do seu controle?

Os estoicos defendiam quatro virtudes cardeais:

  • Coragem.
  • Justiça.
  • Autocontrole.
  • Sabedoria.

Sem mais delongas, apresento cinco maneiras de tornar o estoicismo uma prática diária:

  1. Visualize sua vida sem as coisas que você ama. ...
  2. Memento Mori – meditar sobre a morte. ...
  3. Definir objetivos internos e desvincular-se dos resultados. ...
  4. Desconforto bem-vindo. ...
  5. Perseguir vigorosamente o caráter e a virtude.

estoicas (rondas), que serão aplicadas semanalmente. Cada uma tem o intuito de trabalhar virtudes a serem. desenvolvidas pelo praticante, como o Autocontrole, Saber Amar, Saber Viver e Morrer, Filosofia e.

“Minha fórmula para a grandeza em um ser humano é amor fati: que ninguém queira que nada seja diferente, nem para a frente, nem para trás, nem para toda a eternidade. Não basta suportar o necessário, escondê-lo ainda menos — todo idealismo é mentira diante do necessário — mas amá-lo.”

O estoicismo ensina que devemos focar no que está sob nosso controle e aceitar o que não está. Muitas vezes, a raiva surge quando tentamos controlar o incontrolável. Aceitação: Aceite que você não pode controlar as ações ou opiniões dos outros. Foco interno: Concentre-se em suas próprias ações e reações.