Como viver para ser feliz segundo Aristóteles?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.

Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.

Como a razão é a mais elevada faculdade humana, a vida contemplativa é o modo de vida mais feliz para o ser humano e, portanto, sua felicidade. Referências: ARISTÓTELES.

3 A FELICIDADE SEGUNDO PLATÃO NA OBRA “A REPÚBLICA”
Nesse sentido, para Platão, a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo até se atingir a ideia do bem, o que poderia ser sintetizado na seguinte fórmula: conhecimento = bondade/justiça = felicidade.

O que não é Felicidade
Aristóteles aponta as três principais confusões sobre o termo felicidade: felicidade não é uma vida de prazeres; felicidade não está na honra (no sentido de receber honras, ser famoso); e felicidade não é ser rico (possui riquezas).

A felicidade para Sócrates é a obtenção do maior prazer possível e disponível ao ser humano; este agiria de forma a obter o máximo prazer.

Como alcançar a “felicidade”?

  1. Comece a tomar consciência do que você realmente é. ...
  2. Acolha a diversidade da vida! ...
  3. Não tenha medo de aprender algo novo. ...
  4. Evite o pessimismo, mas esteja preparado para encontrar coisas negativas. ...
  5. Aprenda a dizer “não”. ...
  6. Mantenha-se próximo das pessoas que você ama.

Segundo Aristóteles, filósofo grego, “a felicidade é o sentido e o propósito da vida. O único objetivo e a finalidade da existência humana”.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Cultive as boas virtudes e alcançará a felicidade. Segundo Aristóteles, a felicidade é um estilo de vida: o ser humano precisa exercitar constantemente o melhor que tem dentro dele. É preciso cultivar também a prudência de caráter e ter um bom “daimon” (boa sorte), para alcançar a felicidade plena.