Quem é o pai da metafísica?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Aristóteles

A palavra metafísica vem do grego metàphysis, que significa “além da física” ou “além da natureza”. Os primeiros estudos sobre essa linha de conhecimento foram iniciados por Aristóteles, contudo, ele não utilizava o termo que conhecemos hoje.

Aristóteles

Metafísica é um estudo filosófico iniciado por Aristóteles, que passou a tentar compreender o que chamava de “ser enquanto ser” sem necessidade de intervenção prática.

Metafísica Aristotélica
Aristóteles afirmava que a filosofia primeira (metafísica) se ocupava da investigação "do ser enquanto ser".

A palavra metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”. O primeiro filósofo a tratar sobre o assunto, de maneira sistemática, foi Aristóteles.

A Metafísica é um campo bem antigo da Filosofia, surgiu lá na Grécia Antiga quando um camarada chamado Aristóteles decidiu investigar a essência do mundo. Embora essa ideia não fosse nada inédita para época, pois os filósofos pré-socráticos já buscavam explicações a respeito do mundo.

O contrário de metafísico é: 1 físico. 2 físico.

As quatro causas

  • Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
  • Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
  • Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
  • Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor.

Em Kant, podemos falar de metafísica em sentido amplo e em sentido estrito. O primeiro é composto por uma parte crítica (responsável por realizar a crítica da razão) e por um sistema da razão pura (ciência do conhecimento racional a priori constituído através de conceitos).

A metafísica tradicional, até então, falhou em se firmar como um conhecimento sólido. Essa razão de que falam os filósofos metafísicos serve apenas para tratar com os fenômenos, ela pode direcionar as coisas práticas de nossa vida, mas não pode ser fundamento das ações humanas, enfim, da moral e da ética.

O fundamento comum de tudo o que existe, a alma, Deus, a finalidade da existência e o ser enquanto ser, por exemplo, são objetos de estudo da metafísica. Algumas das perguntas comumente associadas à filosofia como "o que somos?", "de onde viemos?", "para aonde vamos?", são perguntas da metafísica.

O sistema metafísico de Platão centraliza-se e culmina no mundo divino das idéias; e estas contrapõe-se a matéria obscura e incriada. Entre as idéias e a matéria estão o Demiurgo e as almas, através de que desce das idéias à matéria aquilo de racionalidade que nesta matéria aparece.