O que é a maiêutica socrática?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas. Aliando a maiêutica à ironia, a intenção do pensador era demonstrar como as chamadas “autoridades” em determinados assuntos julgavam saber algo que, na verdade, não sabiam.

Ironia: Fazer comentários ou questionamentos sobre as respostas que você tem, a fim de mostrar o quão ridículo pode ser algo que você acredita. Maiêutica: levar ou induzir uma pessoa, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida.

A maiêutica de Sócrates era composta por duas etapas: a primeira etapa consistia em fazer o indivíduo duvidar de seus conhecimentos e mostrando como suas crenças eram contraditórias, geralmente crenças essas fundamentadas em preconceitos relacionados a sociedade; a segunda etapa consista em levar esse indivíduo a ...

A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.

O princípio básico do método socrático é que os estudantes aprendem por meio do uso de pensamento crítico, raciocínio e lógica. O ponto de partida é, justamente, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”. Apenas reconhecendo nossa ignorância e estando abertos a aprender mais, podemos evoluir.

4) O método socrático é composto pela EXORTAÇÃO, INDAGAÇÃO, IRONIA e MAIÊUTICA.

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.

Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática? Devir e plano de imanência. Ironia e dialética. Espanto e rigor.

1. Relativo a Sócrates ou à sua doutrina. 2. Diz-se do método pedagógico de perguntas e respostas e que leva o discípulo ao conhecimento do próprio erro, para a seguir o conduzir ao descobrimento da verdade.

Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.

Diferentemente dos sofistas que costumavam nutrir a arrogância de saber tudo sobre todas as coisas, Sócrates confessava só saber uma única coisa: que nada sabia. Pode-se pensar que tal confissão era uma nítida evidência de falsa modéstia, porém não se tratava disto.

A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas. Aliando a maiêutica à ironia, a intenção do pensador era demonstrar como as chamadas “autoridades” em determinados assuntos julgavam saber algo que, na verdade, não sabiam.

Em geral o raciocínio indutivo desempenha um papel central no método socrático e pode ser uma ferramenta valiosa na psicoterapia. É usado para fazer inferências gerais a partir da experiência com eventos específicos.