Quem é o cliente principal do comércio varejista?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

O comércio varejista tem foco no cliente final, o famoso CPF. Já o comércio atacadista costuma vender para todos os tipos de clientes, como pessoa física ou empresas (CNPJ).

Seu público-alvo são as classes de renda média mais baixas ou consumidores tradicionais.

Essa é uma modalidade de negócio em que as empresas vendem de forma direta para o cliente. Nessa categoria, a comercialização de produtos é feita por um ponto de contato como um site ou uma loja física. Além disso, o comércio varejista conta com processos sistematizados, a fim de atender bem às demandas dos clientes.

Resumindo, o atacado vende em grande quantidade, principalmente, para pessoas jurídicas e revendedores. Já o cliente do varejo costuma ser pessoa física e os produtos, no modelo varejista, são vendidos por unidade.

varejo: venda para o consumidor-final, pessoa física; atacado: venda para pessoa jurídica e empresas.

O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. É um perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente.

Público-alvo é o segmento do mercado que a sua marca quer atingir. Estratégias e campanhas não são mais criadas para atingir todo mundo, mas apenas um grupo de consumidores com perfil demográfico, comportamental e psicográfico semelhante.

Vendem mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Controlam entrada e saída de mercadorias. Promovem a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas.

Para Czinkota (2001), o varejo pode ser classificado por seis tipos, que são eles: lojas de departamentos, lojas de especialidades, supermercados, supercentros, especialidades por categoria e lojas de conveniência.

O varejo caracteriza-se pela comercialização direta de produtos ao consumidor final. O varejista é aquele que está na linha de frente da empresa, ofertando o produto e negociando com os clientes no intuito de manter a metas das vendas planejadas.