O que é o varejo digital?

Perguntado por: umuniz3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 14 votos

O varejo digital é uma atualização do modelo de comércio tradicional, em que o consumidor passa a ter acesso a um serviço muito mais flexível, ágil, personalizado, integrado e prático. Essa disrupção é marcada principalmente pelo advento das novas tecnologias e pela migração dos espaços físicos para o ambiente online.

O varejo digital não exige que todo o controle de estoque seja centralizado em um só lugar. É possível que os produtos permaneçam no espaço dos fornecedores e sejam entregues diretamente ao cliente. Com isso é possível oferecer uma variedade muito maior de itens e reduzir custos de armazenamento de produtos.

Varejo digital é o comércio voltado ao consumidor final realizado pela internet. Nesse modelo, os produtos são vendidos diretamente às pessoas por meios digitais, como e-commerce, redes sociais e e-mail marketing. Vender produtos e serviços somente em uma loja física é coisa do passado.

O comércio eletrônico é uma modalidade de vendas pela internet, no qual todas as etapas — da escolha dos produtos ao pagamento — acontecem virtualmente. Como dissemos logo no começo deste conteúdo, o único contato presencial entre consumidor e marca acontece no momento da entrega do item que foi adquirido.

Diferente do varejo tradicional, que envolve a presença física do consumidor em uma loja física, a loja virtual permite que os consumidores comprem produtos a qualquer hora e em qualquer lugar, utilizando dispositivos eletrônicos conectados à internet.

Na loja física, a logística acontece de modo mais simples, pois boa parte dos itens já existe no ato da compra. No varejo online, isso não ocorre dessa forma. Em outras palavras, é primordial que além de realizar um bom controle de estoque, o seu processo logístico ocorra de forma organizada e harmoniosa.

De maneira bem simples, o varejo é a forma de vender o produto para o consumidor final. Ou seja, a pessoa que realiza a compra é a mesma que desfrutará do produto ou serviço.

O que é uma compra no varejo? O varejo é um modelo de negócio que comercializa produtos em pequena escala, apresentando menor volume de vendas do que o atacado. Por isso, o valor de um produto no comércio varejista é mais elevado. Ou seja, essa é uma forma de comércio voltada para pessoa física, o consumidor final.

Varejo é considerado o tipo de venda que é feito diretamente para o consumidor final, sem intermediários, e onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades. Um mercado de varejo vende as suas mercadorias em retalho, em quantias que são proporcionais a demanda dos consumidores finais.

O objetivo maior do Comércio Eletrônico é, e sempre foi o de expandir as fronteiras comerciais de países e de organizações, ou em outras palavras, criar condições para que compradores e vendedores comuniquem-se mais facilmente. A exposição dos produtos para venda é a mais fácil e direta possível.

Por outro lado, a principal desvantagem do varejo em relação ao atacado é o valor dos produtos. Afinal, nos supermercados e estabelecimentos do tipo, você acaba arcando com mais custos associados ao produto.

Para montar uma loja virtual é preciso: registrar um domínio, escolher o servidor e a plataforma para vender online, definir o layout da sua loja, escolher quais serão as formas de pagamento disponíveis, planejar sua logística de entrega e cadastrar os produtos que serão vendidos.

Vendas offline
O cliente precisa ir necessariamente até a loja, ou no máximo ligar para saber mais sobre seus produtos ou serviços. Além disso, por ser offline há uma limitação. Sua loja fica limitada a um horário de funcionamento, o que tem seu lado positivo e negativo.