Por que na loja física é mais caro?

Perguntado por: amota8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 4 votos

Uma loja física muitas vezes possui o custo de aluguel do espaço, energia elétrica, água, encargos, funcionários além de quando há um vendedor há uma comissão em cima da venda, essa é a principal razão dos preços serem mais altos.

Na teoria, os preços na loja física tendem a ser maiores devidos aos custos fixos e variáveis (aluguel, energia, funcionários, comissão sobre vendas, etc.), e na prática é isso que está acontecendo.

Preço e variedade
As lojas online são mais vantajosas em preços, variedade e facilidade na escolha dos produtos. Além disso, quem compra também percebe que os sites dão mais informações, tornam a compra mais ágil e oferecem melhores formas de pagamento.

Os custos de operar uma loja física são enormes. A carga tributária e os custos de manutenção são maiores numa loja comum, diferente do comércio on-line, que consequentemente reduz o preço da mercadoria ofertada ao consumidor.

Em uma loja física existe a possibilidade de negociar descontos, ofertas, condições especiais de pagamento e parcelamento, tudo diretamente com o vendedor e baseado em um diálogo claro. Uma conversa animada com o vendedor pode render bons negócios para o cliente.

Uma loja física possibilita que você receba compradores, geralmente, apenas dentro do horário comercial. Já quando optamos por uma loja online as possibilidades são maiores. Um e-commerce está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, nos feriados e finais de semana.

Plataforma de vendas
A primeira diferença substancial é a plataforma de vendas. Enquanto atuando apenas em loja física a venda pode ocorrer em casa, em salões etc. na internet é necessário pesquisar quais as plataformas existentes e quais atendem melhor as demandas do vendedor atualmente.

Em várias ocasiões o produto é mais barato, pois às vezes ofertas especiais estão disponíveis exclusivamente para compradores online. É mais fácil comparar preços de um mesmo item em diferentes fornecedores. Facilita também a comparação de marcas e modelos.

Preço mais acessível para o cliente: a compra online é mais cômoda, prática e fácil, além de ser mais barato na maioria dos casos, isso se dá pelas lojas virtuais terem custos de operação. Custo operacional: o custo operacional de uma loja virtual é bem menor do que uma loja física.

A compra online é mais cômodo, prático e fácil, além de ser mais barato na maioria dos casos. Entretanto, como já explicamos, isso se dá pelas lojas virtuais terem custos de operação menores e contarem com estoques gigantescos – verdadeiros depósitos com centenas de exemplares dum produto.

Além disso, também deve-se considerar uma precificação diferente para o mesmo produto na loja física e na loja virtual. Isso porque o custo para a comercialização do produto na loja geralmente é maior do que na venda online, uma vez que as despesas incluem aluguel, energia, água, encargos maiores, funcionário e etc.

O consumidor que encontrar valores distintos para o mesmo produto, num determinado estabelecimento, tem o direito de pagar o menor preço.