Por que empresas de varejo quebram?
Por que tantas lojas gigantes quebram? Os problemas de ontem e hoje das gigantes do varejo são parecidos: má administração e a concorrência com empresas especializadas, diz Roberto Kanter, economista do Centro de Excelência em Varejo da FGV.
Porque varejistas estão quebrando
Juros, pandemia, gestão, digitalização: entenda cenário que desafia varejo hoje. O varejo brasileiro tem se deparado com episódios de pedidos de recuperação judicial, dívidas e falência. O mais significativo deles é o da Americanas, que agora busca manter sua operação e se recuperar de uma dívida de R$ 42,5 bilhões.
Porque o varejo está em crise
Nesse sentido, muitos fatores atuam, de forma coincidente, como obstáculos. Primeiramente, a combinação de endividamento alto e inadimplência da população tem impactado o consumo. Com muitas famílias sobrecarregadas com dívidas, o poder de compra é reduzido, levando a uma queda nas vendas.
Porque as lojas de varejo estão fechando
Com a crise, sete empresas do varejo, que acumulam dívidas, fecharam 110 lojas físicas. Juros altos, endividamento, restrição ao crédito e erros de gestão são alguns dos motivos.
Quais os principais desafios do varejo
O varejo ainda enfrenta desafios estruturais no país. A carga tributária elevada, a burocracia e a infraestrutura precária são obstáculos que dificultam o crescimento do setor. Além disso, a concorrência acirrada e a necessidade de oferecer preços competitivos colocam pressão sobre as margens de lucro das empresas.
Por que as empresas estão fechando em 2023
O consultor de negócios Carlos Rogério da Costa entende que a falta de capital de giro e o baixo volume de vendas são os principais motivos para o fechamento de pequenas e médias empresas.
Porque tantas empresas estão falindo no Brasil
Diversos fatores podem ter alguma influência em situações como essa, mas o principal, com certeza, é a falta de Governança e Gestão de Riscos.
O que esperar do varejo em 2023
2023 será um ano de preocupações
A previsão é de que se o medo da recessão aumentar, os consumidores vão de fato comprar menos, e por isso devem priorizar as marcas que estão associadas na sua mente a qualidade, valor e durabilidade. Comprarão menos, mas estão até dispostos a pagar mais por determinados produtos.
Qual será o futuro do varejo
O futuro do varejo será de convergência total entre as lojas físicas e lojas online, com tecnologias inovadoras como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), metaverso e web 3.0. Será um avanço inédito da transformação digital na economia e a criação de uma nova experiência do cliente.
Como será o varejo no futuro
No varejo do futuro, a tendência é que, cada vez mais, os consumidores priorizem a comodidade e o imediatismo. Assim, podemos esperar que, até 2025, não haja mais distinção entre lojas físicas e virtuais. O cliente da era atual deseja comprar online para receber em casa e em poucos dias, ou retirar em uma loja.
Por que as empresas estão saindo do Brasil
Entre as principais razões por que as empresas fecham, especialmente nos primeiros anos, estão questões variadas, ligadas a planejamento e gestão, mas também a questões de vendas, como precificação, análise de mercado e estruturação de equipes.
Quais lojas fecharam em 2023
O primeiro semestre de 2023 está sendo de encolhimento de lojas das cinco grandes marcas
- CINCO MARCAS. A partir de notícias envolvendo Renner, TaQi, Americanas, Tok&Stok e Marisa, o Portal Martin Behrend organizou um levantamento. ...
- TAQI. ...
- RENNER. ...
- AMERICANAS. ...
- MARISA. ...
- TOK&STOK.
Quando via varejo vai subir
Temos uma recomendação Neutra para Via Varejo (VIIA3) e um preço-alvo de R$3,0/ação para o final de 2023.