O que é SKU em TI?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para quem não conhece, SKU é a sigla para o termo em inglês Stock Keeping Unit, que em português significa Unidade de Controle de Estoque (UCE). Algumas empresas também conhecem SKU por outros nomes, como part numbers, model numbers ou código do produto.

A sigla vem do termo em inglês Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque em português. O SKU é formado por um código utilizado pelos varejistas para identificarem as mercadorias armazenadas de modo rápido e simplificado.

Caso o produto esteja em uma loja física, você consegue identificar o SKU a partir da própria etiqueta — basta buscar uma combinação de letras e números juntos. Já nas lojas online, no e-commerce e nos marketplaces, o identificador do SKU costuma ser exibido na página do produto.

O SKU é exclusivo para cada empresa, sendo criado internamente. Por não ter um padrão pré-determinado, pode haver coincidência entre os números utilizados por diferentes empresas. Por outro lado, o código EAN/UPC pode ser adquirido de uma empresa geradora de EAN, especialmente se você não for o fabricante do produto.

Os códigos SKU são criados e gerenciados exclusivamente pela sua empresa. São utilizados para identificação unificada dos produtos. Funcionam semelhantemente a um RG para seu produto, uma forma mais fácil de identificação.

Então quando dizemos que a loja possui 100 skus significa que a loja possui 100 produtos diferentes. E cada produto possui um sku único, mesmo que possua apenas pequenas variações como cor e tamanho.

Os GTINs, anteriormente chamados de códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias primas até produtos acabados.

SKU é uma sigla em inglês para Stock Keeping Unit e quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque. Trata-se de um código de barras digitalizável, composto por uma combinação alfanumérica de cerca de oito caracteres. Este código é impresso e colado em etiquetas nos produtos.

Então, SKU é a “unidade de manutenção de estoque” e – como o nome sugere – é um número (geralmente oito dígitos alfanuméricos) que os varejistas atribuem aos produtos para acompanhar internamente o estoque.

13 dígitos

O SKU é um código único para cada empresa.
Ela não vai precisar de um código com 13 dígitos, mas apenas dois ou três.

Como criar um código SKU?

  1. Organize os códigos com os respectivos produtos para que não haja confusão;
  2. Crie códigos que combinem caracteres alfabéticos e numéricos;
  3. Use a lógica para criar códigos que tenham relação com as características do produto;
  4. Evite códigos extensos, uma média de nove a dez caracteres é o ideal.

O produto é uma definição genérica de algo que é disponibilizado na sua loja, como "Camisa". Já os Stock Keeping Units (SKUs) são as variações do produto. Os produtos podem variar por modelo, cor, tamanho, entre outras características.

Os três primeiros dígitos do código EAN representam a identificação do país de origem. O prefixo 789 corresponde ao Brasil. Os próximos números, que podem variar de 4 a 7, se referem ao fabricante ou empresa proprietária da marca do produto.

SKU é uma sigla que significa Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque, em português). Na prática, é um código único de identificação atribuído a um produto, usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante.

O código SKU é a referência do produto, por isso ele deve ser único. O código é utilizado para controle do estoque, e para lojas virtuais. e clique em 'Todas as Configurações > Cadastros > Configurações de produtos'.

O código SKU ou Stock Keeping Unit é um dos elementos fundamentais para ter controle e gerenciar o estoque no armazém. SKU é o número de referência único de um produto, conforme aparece registrado no sistema da empresa.