Quem é diabético pode comer doce de goiaba?

Perguntado por: alima3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Embora contenham os açúcares naturais da matéria prima, eles podem ser consumidos por diabéticos.

Assim como o sorvete, um picolé de frutas sem açúcar pode ser uma opção de sobremesa. As nutricionistas recomendam que a pessoa com diabetes opte por frutas de menor índice glicêmico, como morango, cereja e kiwi.

Chocolates amargos a partir de 70% cacau, como a colega falou, doces preparados com açúcar de coco, com biomassa de banana verde, fibras como chia, linhaça, ajudam a controlar a glicemia, assim como misturar frutas doces com frutas ou alimentos mais gordurosos como abacate, coco (excelente gordura, mesmo sendo saturada ...

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal.

O que um diabético pode comer à vontade? Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes.

Além do baixo nível de açúcar, os alimentos dessa categoria — amora, framboesa, morango e mirtilo — trazem propriedades antioxidantes e uma série de nutrientes, desde as vitaminas C e K passando pelo potássio e magnésio.

A melhor opção para diabéticos
Os refinados não são indicados para os diabéticos, pois são açúcares "de rápida absorção, que elevam rapidamente a glicemia", afirma Sousa. A melhor opção para pacientes de diabetes são os adoçantes naturais a base de estévia e o açúcar light, por ter menor teor de sacarose.

Quando um diabético consome açúcar exageradamente, o nível de glicose fica descontrolado, resultando num quadro conhecido como hiperglicemia. Entre as complicações estão a desidratação, dificuldade de enxergar, podendo entrar estado de coma.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, embora contenham açúcares e carboidratos, comer maçãs e outras frutas não é um problema para uma pessoa com Diabetes tipo 1 ou tipo 2. Maçãs contêm um tipo diferente de açúcar para alimentos com adição de açúcar, e também contêm fibras e nutrientes.