Quem é Deus?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

Deus tem muitos títulos nas Escrituras, como “Pai”, “Todo-Poderoso”, “Rei” e “Salvador”. Cada um de seus títulos revela outro de seus muitos papéis ou atributos. Mas “Yahweh” é mais do que um título. Seu significado é claramente importante para nossa compreensão do Deus da Bíblia.

O conceito de Deus deixou de ser aquele que separa as pessoas queridas, muito menos que fecha portas, e passou a ser de Criador, um Deus ilimitado. Essa experiência confirma a importância de entendermos os mistérios da Criação, buscando respostas através do conhecimento, para não nos afastarmos das verdades.

Deus, o Pai, é o Ser Supremo no qual acreditamos e a quem adoramos. É o supremo Criador, Legislador e Preservador de todas as coisas. Ele é perfeito, Todo-Poderoso e conhece todas as coisas. Ele “tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem” (Doutrina e Convênios 130:22).

"Já a fé cristã diz que Deus é amor. Deus não é um poder a ser temido, é um pai amoroso, com quem a gente se relaciona numa outra perspectiva."

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Yahweh

O nome do Deus bíblico
Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico). Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".

Deus mora em todo lugar. No céu… mas também bem perto de nós, ali onde nós vivemos. E também em nós, uma vez que Paulo diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3.16) E, para que Deus possa continuar morando entre e em nós, é preciso que cada um de nós dê espaço para Ele.

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”. No sétimo dia, descansou.