Quem eram os Fariseus?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Os fariseus e os saduceus eram os dois principais grupos religiosos que havia em Israel no tempo em que Jesus viveu na terra. Os fariseus tinham uma mentalidade mais religiosa, enquanto os saduceus estavam mais voltados para a política.

Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida.

A doutrina dos fariseus considerava a soberania de Deus nos decretos divinos, a responsabilidade moral do homem, a imortalidade da alma, a existência dos espíritos e a ressurreição do corpo.

Eram homens que se atinham aos mínimos detalhes da lei e que não pensavam duas vezes antes de apontar os dedos a quem a descumprisse. Foram condenados inúmeras vezes por Jesus justamente por essa falta de compreensão sobre a finalidade da lei judaica: os fariseus tinham tornado a lei numa divindade por si mesma.

Os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de trabalharem no sábado porque eles colheram espigas e as comeram enquanto caminhavam com Jesus. Jesus usou estes dois exemplos para mostrar que Seus discípulos guardavam a lei de Moisés, embora ofendessem a tradição que os fariseus consideravam ser mais importante.

Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada.

Significado de Fariseu
substantivo masculino [Religião] Membro de um grupo de judeus que obedecia a leis religiosas rígidas, viveram durante o século II a.C., não mantinham relações com os não-crentes ou com os judeus estranhos ao seu próprio grupo, e foram considerados hipócritas e formalistas pelos Evangélicos.

Os fariseus foram uma seita judaica que emergiu em 150 a.C. e promoveu a ideia de pureza sacerdotal para todos os judeus, a crença na providência ou destino, e o conceito da ressureição dos mortos. Ainda, ensinavam que, além dos mandamentos, a Lei Oral também havia sido transmitida por Moisés.

Enquanto escribas ou rabinos eram os intérpretes e especialistas da Lei (Mateus 7:29; 13:52; 23:2), os fariseus se esforçavam para fazer todos acreditarem que estavam aderindo a seus ensinamentos. Ser escriba era profissão e ser fariseu era pertencer a uma seita.

Fariseus (do hebraico פרושים) são um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga.