Quem batizou Jesus?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

João Batista

João Batista foi o homem que, de certa forma, abriu as portas para a missão de Jesus. Pregador itinerante nascido na Judeia, ele se tornou líder religioso de um grupo de judeus da época, exaltando a importância de valores como retidão e da prática da virtude.

Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo. Segundo Lucas, o nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel o enviado por Deus. "Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo".

30 anos

Na época de Jesus, existiam muitos movimentos que pregavam a conversão e a ira de Deus pela humanidade pecadora. João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

Os evangelhos de Mt 3,13-17 e Mc 1,9-11 narram o batismo de Jesus por João Batista. Lc 3,21-22 evita dizer que Jesus foi batizado por João Batista e refere o acontecimento, quando João já está preso. O quarto evangelho relata que João batizava o povo (Jo 3,23), e também evita dizer que João batizou Jesus.

João Batista

A Bíblia ensina-nos que Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista (ver Mateus 3:13). Deus concedeu a João o poder e a autoridade especiais para batizar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “João Batista,” scriptures.lds.org).

João Batista foi o homem que, de certa forma, abriu as portas para a missão de Jesus. Pregador itinerante nascido na Judeia, ele se tornou líder religioso de um grupo de judeus da época, exaltando a importância de valores como retidão e da prática da virtude.

São João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. São João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão do São Tiago Maior, com quem era pescador.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16. 15-16).

O batismo é realizado “para remissão dos pecados” para aqueles que se arrependem (ver Marcos 1:4). Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15).

Aos 30 anos, profeta teve cabeça cortada por Herodes, a pedido de sua filha Salomé. Santo festeiro é conhecido por ser patrono da família e do casamento.

Batismo de Jesus • 13 a 18 de julho.

-Tema: BATISMO
-Introdução: O número sete na Bíblia traz o simbolismo de completo ou inteiro. Quando Eliseu mandou Naamã se banhar sete vezes certamente a mensagem seria que precisava de uma lavagem por inteiro. Ele desejava curar-se da lepra em seu corpo, mas Deus queria restaurar sua vida inteiramente.

Ananias

Saulo é batizado por Ananias e é chamado de Paulo.

No final do Evangelho de São Marcos (16,16), Jesus diz: "quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado" e, para algumas pessoas, essas frase é tomada literalmente, ou seja, quem não crer e não for batizado irá direto para o inferno.