Quem abriu o mar vermelho?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Moisés (Guilherme Winter) operará um milagre e abrirá o mar Vermelho para salvar o seu povo da perseguição dos egípcios em A Bíblia.

Moisés era filho de Amram e Jocabed, da tribo de Levi, uma das 12 tribos que diziam ser descendentes de Abraão.

O Mar Vermelho foi o mar que Deus abriu e o povo de Israel atravessou a pé, saindo do Egito. A travessia do Mar Vermelho foi um dos eventos mais importantes da história de Israel. Os judeus estavam encurralados entre o mar e o exército egípcio.

Em um momento de ira Moisés erra a ação apontada por Deus. O povo durante o período do Êxodo reclamaram a Moisés a falta de água; Deus deu a ordem para Moisés e Arão que falassem a uma rocha da qual brotaria água por sua mera palavra.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

Séfora

1 O nome dela é Séfora. Trata-se de uma madianita que se tornou esposa de Moisés.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Mar Vermelho - Com 300 quilómetros no seu ponto mais largo, o Mar Vermelho recebeu este nome pela cor dos corais que aparecem na sua superfície. Cerca de 350 espécies diferentes de corais já foram catalogadas nas suas águas claras.

Monte Nebo, Jordânia

Sobre a profundidade: os recifes são normalmente pouco profundos e a maioria dos mergulhos tem entre 10 a 20 metros de profundidade. Há mergulhos no Mar Vermelho para todos os tipos de mergulhadores.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés. Durante o êxodo, um dos momentos mais marcantes, segundo o relato bíblico, é a abertura do Mar Vermelho pelo profeta para que seu povo fugisse da perseguição do faraó, que havia se arrependido de sua decisão.

Localizado ao sul da península do Sinai, o Mar Vermelho conta com mais de 2.200 quilômetros de comprimento e uma largura de mais de 300 quilômetros. Ao redor dele se encontram diversas cidades entre as quais, do ponto de vista turístico, podemos destacar Hurghada e Sharm el-Sheij.

A conclusão sustenta outros estudos de vento e ondas que sugerem que a água foi empurrada por ventos com força de furacão, permitindo a Moisés e aos israelitas escapar da cavalaria que se aproximava.

Miriã

Miriã leva a mãe até o palácio para que amamente Moisés. Tuya se assusta ao ver Henutmire com um bebê e lhe cobra explicações. Ela diz que encontrou o bebê no rio e que cuidará dele.