Quem fundou a igreja católica?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

apóstolo Pedro

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

Desde o século 4, sob o Imperador romano Constantino, começaram a definir-se os dogmas, com o Concílio de Nicéa, realizado em 325.

A Igreja Católica, a quem pertence essa religião, influenciou o mundo desde a era antiga até a Idade Média, quando se tornou instituição em Roma, no ano de 392, durante o império de Constantino.

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.

O catolicismo no Brasil se inicia no empreendimento de Cabral. Sua expedição partiu após a benção do Rei Dom Manuel e sob as preces da população portuguesa. 200 homens zarparam rumo ao novo mundo, dentre os quais 7 eram frades franciscanos missionários e 9 eram sacerdotes.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

Em um ambiente cheio de religiosidades orientais (culto de Mitra, o Sol Invictus) e costumes etrusco-romanos (Saturnálias), nasceu o Catolicismo, que cresceu frondoso. A arte paleocristã associou estética pagã e figura mitificada de Jesus Cristo (Mitra-Helios-Orpheus-Jesus).

São Pedro

Quantos papas teve a Igreja Católica? O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.

Martinho Lutero

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

Papa Francisco

Atualmente, o líder da Igreja Católica é o Papa Francisco (266º papa), eleito durante um conclave (reunião de cardeais) em 2013, com o objetivo de escolher um sucessor para o lugar deixado por Bento XVI.

No documento "Lumen Gentium", promulgado pelo concílio em 1964, firmou-se a posição de que "a verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica".

A palavra católico significa universal. Mas, nos dia de hoje, responder ao que é ser católico, além de amar a Deus, ser cristão e seguidor de Jesus Cristo, exige mais do que uma simples explicação.